AVISO

Ditos

"Só porque algo não faz o que você planeou não significa que seja inútil."
- Thomas A. Edison

Galáxias em abundância!

2012-03-21

Equipa ESO/UltraVISTA. Agradecimentos: TERAPIX/CNRS/INSU/CASU
À primeira vista esta nova foto do céu noturno não parece nada de muito especial, apenas algumas estrelas brilhantes e uns "salpicos" de estrelas mais fracas. Mas na verdade, quase todos estes objetos mais ténues não são estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea. Na realidade, trata-se de galáxias muito distantes em que cada uma contém milhares de milhões de estrelas!

O telescópio por detrás desta incrível foto chama-se VISTA e encontra-se situado no Chile - América do Sul. É o maior telescópio do mundo dedicado a mapear o céu noturno. (Os astrónomos chamam a estes telescópios de “telescópios de pesquisa”, porque pesquisam grandes regiões do céu noturno na procura de objetos).

Para revelar estas galáxias muito distantes e fracas, VISTA passou 55 horas a olhar para a mesma zona do céu noturno. Durante este longo período de tempo, a débil luz proveniente das galáxias entrou na câmera do telescópio, tal como um balde se vai enchendo gota a gota de água muito lentamente. Ao recolher estas “ténues gotas de luz”, o telescópio produziu estas maravilhosas observações de centenas de milhares de galáxias numa parte do céu noturno que normalmente parece negro e vazio.

Facto curioso: Quantas galáxias consegue ver nesta foto? A foto contém mais de 200 000 galáxias no total!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/news/eso1213/