AVISO

Imagem do Dia


Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Somente duas coisas são infinitas, o Universo e a estupidez humana, e não estou seguro em relação à primeira."
- Albert Einstein


Coisas esquisitas com estranhas formas!

2012-03-19

Créditos: raio X: NASA/CXC/Caltech/A.Newman et al/Tel Aviv/A.Morandi & M.Limousin; ótico: NASA/STScI, ESO/VLT, SDSS
É fácil de assumirmos que o que vemos e vivenciamos no nosso dia-a-dia é a norma. No entanto à medida que os astrónomos aprendem mais sobre o nosso Universo, chegam à conclusão de que às vezes as coisas estranhas e maravilhosas são realmente as mais populares. Por exemplo, os astrónomos pensam que existe seis vezes mais material invisível no espaço do que visível! Os astrónomos chamam a essas coisas invisíveis “matéria negra”.

Esta nova foto do espaço mostra uma enorme coleção de galáxias – um “enxame de galáxias” – carregado de matéria escura. Apesar da matéria escura ser invisível, os astrónomos podem estudá-la e localizá-la no espaço, através do efeito que a gravidade tem sobre as coisas em torno dela - é como vermos uma almofada de um sofá, ser empurrada para baixo por um homem invisível. Na foto, a gravidade de ambas, matéria visível e negra, é tão forte que dobra a luz proveniente de galáxias distantes. Em alguns casos, o efeito é tão forte que as galáxias parecem ter sido esticadas em forma de arco!

Olhando para as formas distorcidas destas galáxias, um grupo de astrónomos conseguiu explicar como o material invisível é distribuído no enxame de galáxias. Surpreendentemente descobriram que ao contrário do que esperavam, a matéria escura não toma a forma de uma bola de futebol mas que se molda mais como uma bola de rugby. Compreender como a matéria negra se distribui, irá dar aos astrónomos muitas pistas sobre como o Universo tem crescido e modificado ao longo dos tempos.

Facto curioso: Além da matéria negra também existe energia negra no Universo. Energia negra não é material invisível. Chama-se energia negra porque os astrónomos estão na obscuridade sobre o que é!

Para mais informação Este Space Scop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/photo/2012/a383/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1216/