AVISO

Imagem do Dia

Proeminência solar

Ditos

"Somos irmãos das rochas e primos das nuvens."
- Harlow Shapley

Como “bolhinhas”de gasosa no espaço!

2012-02-28

Créditos: X-ray: NASA/CXC/BU/L.Blanton; Optical: ESO/VLT
Tal como as “bolhinhas” de gás de um refrigerante gaseificado girando à volta de um copo, as enormes nuvens de gás quente ”chapinham” para trás e para a frente nesta nova imagem do espaço. A imagem mostra um conjunto de galáxias a que se dá o nome de enxame de galáxias. As regiões douradas identificam as várias galáxias, enquanto as zonas azuis mostram o gás quente que está a cerca de 30 milhões de graus Celcius!

A grande espiral de gás quente, foi formada quando um pequeno enxame de galáxias foi esmagado de encontro a um maior, no centro da foto. No espaço, colisões como esta não acontecem num piscar de olhos! Pelo contrário, o enxame mais pequeno “dança” recuando e aproximando-se do grande enxame de galáxias, indo ao seu encontro até voltar novamente a recuar. Este processo repete-se várias vezes, sendo a aproximação cada vez maior até que eventualmente se combina com o grande enxame de galáxias.

Entretanto, esta dança vai provocando estragos no gás quente da zona central do grande enxame de galáxias. Quando o pequeno enxame de galáxias se aproxima, o gás quente do centro do enxame de galáxias é atraído pela gravidade. Em seguida, após o pequeno enxame passar pela zona central, inverte a direcção e o gás é remetido novamente para o centro. Basicamente, o gás move-se, girando como o gás de uma bebida gaseificada num copo!

Facto curioso: Este enxame de galáxias está tão distante que a luz demorou cerca de 480 milhões de anos a viajar até chegar aos dois telescópios – um na Terra e o outro em órbita à volta do nosso planeta – utilizados para criar esta foto!

Para mais informação: Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.si.edu/photo/2011/a2052/