AVISO

Imagem do Dia


V838 Monocerotis

Ditos

"A qualquer custo, eu estou convencido que Deus não joga aos dados."
- Albert Einstein, numa carta para Max Born, 1926


Quando um planeta não é um planeta!

2012-01-21

Créditos: ESO/VISTA/J. Emerson. Agradecimentos: Cambridge Astronomical Survey Unit
As palavras nem sempre têm o significado que lhes atribuímos. Quando usamos termos como “doentio” ou “malvado” podemos estar a dar-lhes um sentido diferente do inicialmente esperado.

Tomemos como exemplo, esta nova imagem de um objecto no espaço, ao qual chamamos de nebulosa planetária; actualmente sabemos, que nada tem a ver com planetas!

Uma nebulosa planetária é um objecto que se forma, quando uma estrela como o Sol (a estrela mais próxima de nós) fica sem combustível. Quando isto acontece, a estrela começa a colapsar para o seu interior, perdendo simultaneamente as camadas mais externas de gás, que flutuam no espaço. O gás, cria padrões de rara beleza em torno da estrela original, como podemos observar na imagem.

A parte “nebulosa” do nome, faz sentido pois provém do latim significando nuvem. Mas porquê chamarmos a este objecto de nebulosa planetária? Essencialmente, porque quando estes objectos foram descobertos os astrónomos acharam-nos semelhantes aos planetas Úrano e Neptuno quando vistos através de pequenos telescópios.

Às vezes os nomes podem ser bem traiçoeiros!

Facto Interessante: Algumas nebulosas planetárias têm duas nuvens de gás simétricas, uma em cada lado da estrela central. Elas assemelham-se a borboletas no céu.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1204/