Enxames e Grupos de Galáxias

A galaxia M99 observada no visível - National Optical Astronomy Observatory/Association of Universities for Research in Astronomy/National Science Foundation

A galáxia M99 contemplou tristemente o seu disco, lamentando a sua actual assimetria e pálidas cores.
Estas transformações morfológicas por que passava e que alguma apreensão lhe causavam não eram mais que a consequência inevitável do novo ambiente que frequentava.
De facto, quem conheça a história de M99, não pode deixar de simpatizar com o "estado de espírito" desta galáxia espiral, pertencente ao enxame de galáxias da Virgem. Este é o enxame de galáxias mais próximo de nós, a uma distância estimada de 54 milhões de anos-luz.
Estas fascinantes estruturas de dimensões verdadeiramente astronómicas são entidades dinâmicas que evoluem ao longo do desenrolar da história do Universo. Após a sua formação, vivem vidas mais ou menos atribuladas, crescendo em massa quando, nomeadamente, vêem o seu numero de galáxias aumentado com a chegada de novos membros.
O "testemunho" de M99, que detalharemos adiante, comprova observacionalmente este facto e fornece indicações que ajudam os astrofísicos a desenvolver modelos teóricos sobre a formação e a evolução dos enxames de galáxias.
No que se segue, poderá ler sobre...