Astrónomos desvendam fase inicial da formação de uma galáxia no Universo Primitivo

2014-08-28
Os astrónomos desvendaram pela primeira vez as primeiras fases da formação de uma galáxia de grande massa no jovem Universo. A descoberta foi possível através da combinação de observações realizadas pelo Hubble, pelo Spitzer, pelo Herschel e pelo Observatório W.M. Keck no Havai. O núcleo em crescimento da galáxia brilha com a luz de milhões de estrelas recém-nascidas formadas a um ritmo impressionante.

Astrónomos descobrem sinais de nuvens de água na atmosfera de uma anã castanha

2014-08-27
Os astrónomos descobriram sinais de nuvens geladas de água num objecto situado a apenas 7,3 anos-luz da Terra - menos de duas vezes a distância a Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo do Sol. As nuvens encobrem uma anã castanha do tamanho de Júpiter. Se confirmada, a descoberta marcará a primeira observação de nuvens de água fora do Sistema Solar.

Satélite RXTE da NASA descodifica o ritmo de um buraco negro fora do comum

2014-08-20
No coração da galáxia M82 existe um misterioso objecto que brilha em raios-X: um buraco negro, designado M82 X-1, que se situa numa linha de objectos fora do comum, entre os mais pequenos e os de maior massa. Depois de aproximadamente uma década de tentativas para descobrir as suas dimensões, um novo estudo revela, pela primeira vez, que esse buraco negro tem afinal cerca de 400 vezes a massa do Sol.

Objecto parecido a planeta pode ter sido tão quente como uma estrela

2014-08-06
A natureza mostra-nos, mais uma vez, como é difícil encaixar objectos astronómicos em categorias. O exame de um objecto muito frio, descoberto pelo WISE, mostrou que, no passado, ele poderá ter sido tão quente como uma estrela. WISE J0304-2705, como foi denominado, pertence à categoria das anãs Y, a nova classe de estrelas ou objectos de tipo estrela mais frios que se conhecem.