Poderão planetas formar pequenos sistemas planetários à sua volta?

2006-06-09

O sistema 2M1207Ab no infravermelho (banda J), pelo VLT. O planeta companheiro da anã castanha vê-se no bordo da anã castanha, à esquerda e em baixo. A separação entre o planeta e a anã castanha é de 769 milissegundo de arco. Crédito: ESO.
Há alguns anos que se sabe que muitas estrelas anãs castanhas
anã castanha
A anã castanha é uma estrela falhada cuja massa é insuficiente para permitir a fusão nuclear do hidrogénio em hélio no seu centro. No início das suas vidas, as anãs castanhas têm a fusão de deutério no seu núcleo central. Mesmo depois de esgotarem o deutério, as anãs castanhas radiam por conversão de energia potencial gravítica em calor e, como tal, emitem fortemente no domínio do infravermelho. De acordo com modelos, a massa máxima que uma anã castanha pode ter é de 0,08 massas solares (ou 80 massas de Júpiter). Estes objectos representam o elo que falta entre as estrelas de pequena massa e os planetas gasosos gigantes como Júpiter.
, que têm massas
cerca de 8% da massa do Sol
, possuem um disco de matéria à sua volta. Este poderá ser um indício que o processo de formação destes objectos se assemelha ao processo de formação de estrelas
como o nosso Sol

O resultado de dois estudos independentes vem agora sugerir que o mesmo pode ser verdade para outro tipo de objectos, chamados "planemos" - planetas
de massa elevada que não orbitam estrelas (estão livres no espaço).

Estas observações não são totalmente surpreendentes, pois o próprio Júpiter
deve ter nascido com um disco de matéria, onde se formaram as suas luas maiores. Mas ao contrário de Júpiter, os planemos não orbitam estrelas.

Num dos trabalhos, liderado por R. Jayawardhana (Universidade de Toronto, Canadá), foram utilizados dois telescópios do ESO
: o Antu, telescópio de 8,2 m que faz parte do VLT
e se encontra no Observatório do Paranal (Chile); e o NTT (New Technology Telescope), de 3,5 m, no Observatório de La Silla (Chile). As observações dos espectros de seis candidatos descobertos recentemente por investigadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) mostraram: dois têm massa entre 5 e 10 vezes a massa de Júpiter; outros dois têm entre 10 e 15 massas de Júpiter. Estes quatro objectos são "recém-nascidos", com apenas alguns milhões de anos, e encontram-se em regiões de formação de estrelas a 450 anos-luz
de nós. Os planemos apresentam emissão de radiação infravermelha
que é atribuída à presença de discos de poeira. Os investigadores acreditam que, com o tempo, estes discos poderão evoluir para pequenos sistemas planetários.

Num outro estudo, liderado por S. Mohanty (Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica, EUA), o VLT foi utilizado com o sistema de óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
e a câmara de infravermelhos NACO para obter imagens e espectros de um companheiro de uma anã castanha. Este sistema planeta-anã castanha é famoso por ter permitido a primeira imagem de sempre de um exoplaneta
(ver notícia de 03/05/2005). A anã castanha 2M1207 encontra-se a 170 anos-luz, tem apenas 25 vezes a massa de Júpiter e já se lhe conhecia um disco de matéria à sua volta. Agora, esta equipa descobriu indícios de um disco à volta do seu companheiro, um planeta com apenas 8 vezes a massa de Júpiter. Segundo S. Mohanty, é provável que o par anã castanha-planeta se tenha formado ao mesmo tempo, como um pequeno binário estelar, em vez do planeta se ter formado no disco à volta da anã castanha, como um sistema estrela-planeta. Com o tempo, talvez pequenos planetas ou asteróides
se formem nos discos de cada um.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2006/pr-19-06.html