Poderão planetas formar pequenos sistemas planetários à sua volta?

2006-06-09

O sistema 2M1207Ab no infravermelho (banda J), pelo VLT. O planeta companheiro da anã castanha vê-se no bordo da anã castanha, à esquerda e em baixo. A separação entre o planeta e a anã castanha é de 769 milissegundo de arco. Crédito: ESO.
Há alguns anos que se sabe que muitas estrelas anãs castanhas
anã castanha
A anã castanha é uma estrela falhada cuja massa é insuficiente para permitir a fusão nuclear do hidrogénio em hélio no seu centro. No início das suas vidas, as anãs castanhas têm a fusão de deutério no seu núcleo central. Mesmo depois de esgotarem o deutério, as anãs castanhas radiam por conversão de energia potencial gravítica em calor e, como tal, emitem fortemente no domínio do infravermelho. De acordo com modelos, a massa máxima que uma anã castanha pode ter é de 0,08 massas solares (ou 80 massas de Júpiter). Estes objectos representam o elo que falta entre as estrelas de pequena massa e os planetas gasosos gigantes como Júpiter.
, que têm massas
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
cerca de 8% da massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
, possuem um disco de matéria à sua volta. Este poderá ser um indício que o processo de formação destes objectos se assemelha ao processo de formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
como o nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
.

O resultado de dois estudos independentes vem agora sugerir que o mesmo pode ser verdade para outro tipo de objectos, chamados "planemos" - planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
de massa elevada que não orbitam estrelas (estão livres no espaço).

Estas observações não são totalmente surpreendentes, pois o próprio Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
deve ter nascido com um disco de matéria, onde se formaram as suas luas maiores. Mas ao contrário de Júpiter, os planemos não orbitam estrelas.

Num dos trabalhos, liderado por R. Jayawardhana (Universidade de Toronto, Canadá), foram utilizados dois telescópios do ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
: o Antu, telescópio de 8,2 m que faz parte do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
e se encontra no Observatório do Paranal (Chile); e o NTT (New Technology Telescope), de 3,5 m, no Observatório de La Silla (Chile). As observações dos espectros de seis candidatos descobertos recentemente por investigadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) mostraram: dois têm massa entre 5 e 10 vezes a massa de Júpiter; outros dois têm entre 10 e 15 massas de Júpiter. Estes quatro objectos são "recém-nascidos", com apenas alguns milhões de anos, e encontram-se em regiões de formação de estrelas a 450 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de nós. Os planemos apresentam emissão de radiação infravermelha
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
que é atribuída à presença de discos de poeira. Os investigadores acreditam que, com o tempo, estes discos poderão evoluir para pequenos sistemas planetários.

Num outro estudo, liderado por S. Mohanty (Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica, EUA), o VLT foi utilizado com o sistema de óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
e a câmara de infravermelhos NACO para obter imagens e espectros de um companheiro de uma anã castanha. Este sistema planeta-anã castanha é famoso por ter permitido a primeira imagem de sempre de um exoplaneta
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
(ver notícia de 03/05/2005). A anã castanha 2M1207 encontra-se a 170 anos-luz, tem apenas 25 vezes a massa de Júpiter e já se lhe conhecia um disco de matéria à sua volta. Agora, esta equipa descobriu indícios de um disco à volta do seu companheiro, um planeta com apenas 8 vezes a massa de Júpiter. Segundo S. Mohanty, é provável que o par anã castanha-planeta se tenha formado ao mesmo tempo, como um pequeno binário estelar, em vez do planeta se ter formado no disco à volta da anã castanha, como um sistema estrela-planeta. Com o tempo, talvez pequenos planetas ou asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
se formem nos discos de cada um.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2006/pr-19-06.html