Eclipse do Sol a 29 da Março

2006-03-28

Mapa ortorrectificado da Terra mostrando a trajectória da sombra do eclipse total do Sol de 29 de Março. O eclipse pode ser observado como parcial em toda a Europa. Crédito: NASA 2006 Eclipse Bulletin (F. Espenak & J. Anderson).
Na quarta-feira, 29 de Março, ocorrerá um eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
total do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, observável em algumas partes de África, Turquia e Ásia Central. O eclipse será parcial para quem se encontre na Europa, o resto da Áfria e parte da Ásia.

Em Portugal, o eclipse parcial atinge apenas cerca de 20% de obscurecimento (percentagem do disco solar tapado pela Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
). O máximo eclipse nacional será no Algarve, com 23% de obscurecimento. Em Lisboa, o eclipse terá início às 10:12, terminará pelas 11:55 e o máximo ocorrerá às 11:02 com 19,3% de obscurecimento.

Convém sempre lembrar que não se pode olhar para o Sol directamente, sob a pena de causar lesões irreversíveis nos olhos. Para desfrutar o fenómeno, utilize óculos especiais para eclipses, ou experimente um dos seguintes métodos de projecção:

- com um espelho, projecte o Sol numa parede;
- num cartão, faça um pequeno furo (por exemplo, com um furador ou a ponta de um lápis), coloque-o na direcção do Sol e coloque um papel branco a cerca de um metro, na sua sombra; o buraco projectará a pequena imagem do Sol no papel branco, podendo assim acompanhar todas as fases do eclipse; (pode experimentar com buracos de diferentes tamanhos).

A trajectória do eclipse total começa na costa do Brasil, atravessa o Atlântico e chega a terra firme no Gana (África Ocidental), segue para Togo e Benin, cruza a Nigéria, Níger e a ponta norte do Chade. Ao entrar na Líbia ocorre o eclipse máximo. De seguida, o caminho do eclipse toca na ponta noroeste do Egipto, atravessa o mar Mediterrâneo, atravessa a Turquia de Sul a Norte, passa por uma pequena parte da Rússia junto da Geórgia e, por fim, atravessa o Cazaquistão onde termina junto da fronteira com a China.

Várias organizações e agências prepararam viagens específicas para observar o eclipse total. Membros do NUCLIO deslocaram-se ao Egipto e à Turquia - esperamos publicar aqui, no Portal do Astrónomo, imagens do eclipse total muito em breve!

Mais informação em:
http://umbra.nascom.nasa.gov/eclipse/20060329/rp.html
e http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/SEmono/TSE2006/TSE2006.html

Tema do Mês relacionados:
- Os Eclipses
- A Lua apagada - Eclipse total da Lua
- Almanaques