14 Março - Eclipse penumbral total da lua

2006-03-14

Em cima: esquema que ilustra a geometria que produz a sombra e a penumbra da Terra. Quando a Lua passa pela sombra ou penumbra da Terra, ocorre um eclipse. Crédito: adaptado de F. Espenak (www.MrEclipse.com). Em baixo: ilustração dos diferentes trajectos da Lua quando ocorrem eclipses lunares.
Esta noite terá lugar um eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
penumbral da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, totalmente visível na Europa. Este evento é particularmente invulgar por se tratar de um eclipse penumbral total.

O primeiro contacto ocorrerá à 21h22 e o último às 02h14 (15 de Março). A Lua estará totalmente na penumbra da Terra das 23h18 às 00h18 (15 Março).

Os eclipses penumbrais da Lua são muito difíceis de se detectar. Contudo, deve-se conseguir observar um ligeiramente escurecimento da Lua, especialmente durante o período de duas horas centradas no eclipse lunar
eclipse lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projectar a sua sombra na Lua. Um eclipse lunar pode ser total (se a Lua atravessar completamente a sombra da Terra), parcial (se atravessar parcialmente a sombra da Terra) e penumbral (se a Lua apenas atravessar a penumbra da Terra). Um eclipse lunar só ocorre em fase de Lua Cheia e nas alturas do ano em que a Lua se encontra muito perto do plano da eclíptica.
.

A Terra, por ser iluminada pelo Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, projecta sempre uma sombra no espaço, na direcção oposta ao Sol. Quando a Lua, na sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
à volta da Terra, passa pela sombra da Terra, ocorre um eclipse lunar.

Se o plano da órbita da Lua fosse o mesmo plano da órbita da Terra à volta do Sol, então haveria eclipses todos as noites de Lua Cheia
Lua Cheia
Lua Cheia é a fase da Lua quando esta se encontra em oposição relativamente ao Sol; quando observada a partir da Terra, a Lua exibe toda a sua superfície iluminada.
. Como tal não acontece, só ocorre um eclipse quando a Lua Cheia coincide com a passagem pela intersecção do plano da órbita da Lua com o plano da órbita da Terra – os chamados nodos.

A sombra da Terra divide-se em duas regiões, a penumbra e a sombra, como se pode ver na figura ao lado. Os eclipses recebem diferentes nomes conforme o trajecto da Lua:
- eclipse lunar total – o disco da Lua passa pela sombra da Terra;
- eclipse lunar parcial – parte do disco da Lua passa pela sombra da Terra;
- eclipse lunar penumbral total – o disco da Lua passa totalmente pela penumbra, mas não pela sombra da Terra;
- eclipse lunar penumbral parcial – apenas parte do disco da Lua passa pela penumbra da Terra.

Pode ler mais sobre eclipses nos seguintes Temas do Mês:
A Lua apagada - eclipse total da Lua e Os eclipses