Stardust chegou bem

2006-01-19

Em cima: o contentor das amostras da Stardust já aberto. Em baixo: zoom dum tabuleiro da Stardust onde se pode ver, no centro, um impacto cometário no aerogel. Crédito: NASA.
Os cientistas já confirmaram que as amostras do cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
Wild 2 e da poeira interstelar
poeira interestelar
A poeira interestelar é constituído por minúsculas partículas sólidas, com diâmetros da ordem dos mícrones, existentes no meio interestelar.
, recolhidas pela sonda Stardust (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), chegaram bem à Terra, na madrugada do dia 15 de Janeiro. Dois dias depois, a equipa científica abriu a cápsula de retorno da Stardust no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas). O investigador principal da missão Stardust, D. Brownlee (Universidade de Washington) confessou que a colecção de partículas recolhidas excedeu as espectativas.

Dentro da cápsula, um tabuleiro guardou as partículas capturados pelo aerogel à medida que a sonda passava a 240 km do cometa Wild 2 em Janeiro de 2004. O lado oposto do tabuleiro guardou as partículas da poeira interstelar apanhadas em diferentes alturas durante os sete anos de viagem da sonda.

A equipa começou por analizar as células onde estão as partículas capturadas e removeu os grãos individuais do cometa e da poeira interstelar. As amostras serão enviadas para investigadores de todo o mundo.

Mais sobre a missão Stardust na notícia de 13/01/2006.

Fonte da notícia:
http://www.nasa.gov/mission_pages/stardust/main/index.html