Estrela de neutrões é devorada por buraco negro

2005-12-20

Em cima: Imagem do VLT no visível, obtida a 24 de Julho de 2005, 12 horas depois da fulguração, mostrando a posição da GRB 050724, tal como foi medida em raios-X pelo Swift (XRT) e pelo Chandra. A cruz azul indica a posição da emissão pós-fulguração no visível. As posições da fulguração foram sobrepostas a uma galáxia vermelha com z=0,258. Em baixo: a diferença entre as duas imagens do VLT, obtidas a 24 e a 29 de Julho, revelam claramente a presença da fulguração. Crédito: ESO.
Uma equipa internacional de astrónomos anunciou a descoberta de mais uma fulguração
de raios gama
de curta duração - a terceira - associada a uma galáxia
elíptica vizinha. A fulguração foi seguida por uma emissão pós-fulguração de longa duração.

As fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
, ou GRB’s ( do inglês Gamma-Ray Bursts), as mais poderosas explosões que se conhecem no Universo, podem ser de longa duração ou de curta duração. Durante os últimos anos, tem-se mostrado que as fulgurações de longa duração estão relacionadas com explosões de estrelas
de grande massa
– as hipernovas.

Muito recentemente, observações realizadas por diferentes equipas – incluindo as colaborações GRACE e MISTICI, que usam telescópios do ESO
– do pós-resplendor de duas GRB’s de curta duração forneceram a primeira evidência conclusiva de que esta classe de fenómenos tem provavelmente origem na colisão de objectos compactos, como estrelas de neutrões
ou buracos negros
(ver notícia 12/10/2005).

A 24 de Julho de 2005, o satélite Swift
Swift Gamma-ray Burst Explorer
O observatório espacial Swift é uma missão da NASA em colaboração com outros países, lançada em Novembro de 2004 e com uma duração prevista de 2 anos. O objectivo é estudar as fulgurações de raios gama em vários comprimentos de onda. Para tal, conta com três instrumentos: o Burst Alert Telescope (BAT), que monitoriza o céu em raios gama à procura das fulgurações, o telescópio de raios-X XRT e o telescópio óptico e ultravioleta UVOT.
/PPARC/ASI) detectou mais uma fulguração de curta duração, a GRB 050724. Observações subsequentes, incluindo algumas realizadas com o VLT
(ESO), permitiram localizar com precisão o objecto, a 13 000 anos-luz
de distância de uma galáxia elíptica que, por sua vez, está a 3000 milhões de anos-luz da Terra (a um desvio para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
de 0,258).

As características desta galáxia permitem inferir que ela contém apenas estrelas muito velhas. A galáxia é semelhante à galáxia hospedeira de uma prévia fulguração de raios gama de curta duração, GRB 050509B, que pôde ser localizada com precisão, e é muito diferente das galáxias hospedeiras de GRB’s de longa duração.

As observações realizadas vêm assim confirmar que as fulgurações de raios gama de longa e de curta duração ocorrem em populações distintas e consequentemente, os mecanismos que as originam são significativamente diferentes.

As observações mostram ainda que esta GRB de curta duração libertou entre 100 a 1000 vezes menos energia que uma GRB de longa duração. A fulguração foi seguida, 200 a 300 segundos depois, por uma emissão menos energética. Os cientistas consideram pouco provável que esta segunda emissão pudesse ter sido produzida pela fusão
de duas estrelas de neutrões
e concluem que o cenário mais provável seja o da colisão de uma estrela de neutrões com um buraco negro. Com efeito, num fenómeno deste tipo, a estrela de neutrões pode ser apenas parcialmente despedaçada no primeiro choque e, o que dela resta, fica em órbita
em torno do buraco negro. Na maior aproximação ao buraco negro (periastro), a estrela de neutrões transfere massa, e quando ficar reduzida a duas décimas da massa do Sol
, então expande-se até ser destruída. Esta actividade pode estender-se por algumas dezenas de segundos, o que não acontece quando se trata de duas estrelas de neutrões.

Os resultados foram publicados na Nature a 15 de Dezembro de 2005, por Scott Barthelmy e a sua equipa.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2005/pr-32-05.html