AVISO

Imagem do Dia


Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"A melhor medida da honestidade de um homem não está na sua declaração de rendimentos. Está no ajuste do zero da sua balança."
- Arthur C. Clarke


Lua nada pimba

2016-03-24
25.Mar.- 31.Mar.2016 (Portugal)

Dois dias após a lua cheia (23.) e o eclipse lunar desse dia, o qual passou a leste de Portugal (o eclipse, não o dia), o nosso satélite natural continua apelar aos nossos sentidos e a nossa atenção com uma variedade de eventos e fenómenos. Quase cada dia há algo envolvendo a lua, seja para o olho ver ou a mente se distrair (pensar, meditar, aprender). Não esquecer, Domingo dia 27 à 1 hora o relógio deve passar a mostrar 2 horas da manhã. Se alguém te perguntar o que fizeste entre a 1 e 2 da manhã: amnésia é uma má desculpa!

Programa das atividades lunares desta semana



Nove dias de eventos lunares que normalmente passam totalmente despercebidos. Crédito: Gilessn/GRM


25.3. 14:16 Lua em apogeu
A lua vai estar em apogeu, no seu ponto mais distante na sua órbita em torno da Terra. Este mês 399.740 km separam a nossa ponta do nariz do então centro da face lunar. A cerca de 125 km desse centro alunaram em 1967 duas sondas americanas do modelo Surveyor. A Surveyor 4, em julho, estampou-se ou explodiu. Por enquanto não sabemos o que aconteceu mesmo. A Surveyor 6, em novembro, foi bem-sucedida e forneceu um vasto número de imagens e dados.

26.3 14:19 Lua em afélio
Todos os meses a lua também chega a sua maior distância em relação ao sol. Todavia, a verdadeira distância máxima ocorre quando a Terra também está o mais afastado do sol, o que acontece em pleno verão.

27.3. todo o dia
O primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera é chamado dia da Páscoa (para os que acreditam numa certa história fictícia). Cuidado, não atropelar coelhos!

28.3 21:00(*) Lua em conjunção com Marte
Pouco menos de 4° separam a Lua e Marte. Não é uma conjunção pomposa, especialmente atendendo que Marte nasce 3,5 horas mais tarde. Quando se torna finalmente bem visível a separação já terá atingido 5°. Esta distância angular ainda cabe bem no campo de visão da maioria dos binóculos. 5° é também a distância que separam as duas estrelas traseiras da figura da Ursa Maior (na versão portuguesa, não na astronómica). A meia-noite a Ursa Maior parece que se faz um pouco difícil de encontrar, pois nessa hora ela está de pernas ao ar.

29.3 16:16(*) Lua em conjunção com Saturno
Após de se cruzar com Marte, é a vez de um encontro aparente com Saturno (3,5°). Saturno nasce apenas depois da meia-noite (1:19h*). Até a altura de boa visibilidade a Lua já se terá afastado um bom bocado (>6°).



Fotografias da sonda Surveyor 6 na lua. Ela encontra-se também próximo do local dos destroços da Surveyor 4. Os recortes mostram a sonda Surveyor 6 na superfície lunar a ser iluminado pelo Sol de cima (lua cheia) e de lado, como no dia 31, aquando do quarto minguante. Crédito: NASA/Goddard/Arizona State University


31.3. 16:18(*) Lua em quarto minguante
Nascendo apenas às 2:19(*) a Lua não parece ser apelativa nem ativa o suficiente para justificar o sacrifício de uma noite mal dormida. Embora isso possa ser a verdade para os casos genéricos, não o é para quem queira fotografar ou desenhar os pormenores da superfície lunar com telescópio. Com o Sol incidir sobre o terreno do lado oposto, comparado com o quarto crescente, os relevos e crateras assumem muitas vezes um aspeto bem diferente. O quarto minguante é também a altura que provoca mais espanto entre a população que não costuma olhar para o céu, a não ser que chove ou haja algum barulho lá em cima. Nestes dias em torno do quarto minguante, a lua está bem visível no alto do céu em pleno dia. Isto contrasta com a típica noção que de dia se vê o Sol, o que normalmente está certo, e a Lua só se vê de noite, o que é redondamente errado. Prova: por volta das 8h-10h da manhã olhar para o céu na direção sul ou oeste (até dia 2.4).

(*) As horas indicadas referem-se a hora de verão em vigor na altura.

Contacto para as crónicas sobre a atualidade celeste: ceu@astronomia.pt