Galáxias elípticas

Sem estrutura espiral, têm a luz concentrada no centro, pouco gás e poeira, o que implica uma pequena taxa de formação estelar recente. As estrelas que apresentam são essencialmente velhas e pobres em metais (as chamadas estrelas de população II).

A excentricidade que apresentam não é devida à rotação da galáxia. Têm um grande intervalo de tamanhos e massas, desde anãs (dE) pobres em metais, até às enormes galáxias elípticas que se encontram no centro de enxames de galáxias (cD). É importante notar que as galáxias anãs são geralmente elípticas ou irregulares pois são muito pequenas para desenvolverem braços em espiral. Podem ser poderosas fontes de rádio, quando apresentam núcleos activos (radiogaláxias, BL Lac, etc.).

Esquerda: NGC 1316, uma galáxia elíptica gigante. Crédito: ESO. Direita: NGC 2787. Crédito: HST.

Galáxias lenticulares

M 84, no coração do enxame da Virgem. Crédito: AURA/NOAO/NSF.
São como as galáxias elípticas, mas têm um disco estelar proeminente sem apresentarem, no entanto estrutura em espiral. O seu perfil de luminosidade assemelha-se ao das espirais. Não apresentam bandas de poeira nem formação estelar recente. Podem ter algum gás, hidrogénio neutro, e alguma poeira (SO1, sem poeira; SO2, alguma poeira; SO3, com poeira). A sua elipticidade (ver caixa na secção anterior) é da ordem de b/a ~ 0.25 .

Galáxias espirais

São planas, com forte rotação. Apresentam essencialmente dois grupos de populações: no disco aparecem estrelas jovens, ricas em metais (de população I) e no bojo e halo estrelas de população II. Isto faz com que o disco seja mais azul que o bojo (mais formação estelar, estrelas quentes, nuvens moleculares, SN II, regiões H II, starbursts). Existem bandas de poeira. A sua elipticidade é geralmente b/a < 0.3. É de notar que quando estas galáxias têm núcleos activos, não estão geralmente associadas a emissão rádio.

M 100, M 83, NGC 1365 (espiral com barra), NGC 2613 (vista de lado), M 104 e detalhe do anel da mesma(Sa). M 104 também é conhecida como a galáxia "Sombrero" devido à sua forma peculiar lhe dar uma parecença com um chapéu mexicano. Crédito : ESO.

Galáxias irregulares

São, de uma maneira geral, menos luminosas e de menor massa que as espirais, sem concentração central de massa, nem simetria de rotação. Apresentam formação estelar elevada e grandes quantidades de gás. A abundância em metais é baixa. São normalmente o resultado da interacção entre outras galáxias, interacção essa que faz com que percam a sua forma original e reiniciem períodos de formação estelar intensa. São classificadas em dois tipos:

  • Irr I, são, de uma certa maneira, uma continuação lógica do diagrama de Hubble, já que apresentam características que vão "para lá" da classe Sd, i.e., grandes quantidades de gás e presença dominante de estrelas jovens. Podem apresentar estruturas do tipo de barras e uma parecença com estrutura espiral (ex. Grande Nuvem de Magalhães). Este tipo de galáxias são muitas vezes chamadas de galáxias irregulares de Magalhães.
  • Irr II, são galáxias que, de certa forma, desafiam a classificação devido a apresentarem alguma perturbação difícil de classificar. Um exemplo é M 82 que está em período de intensa formação estelar.

  • Esquerda: NGC 6822. Crédito: HST. Direita: M 82. Crédito: Sven Kohle & Till Credner, Calar Alto Observatory.