Simular viver em Marte

MDRS, deserto de Utah. Crédito: Mars Society.
Há muito que uma viagem tripulada para Marte inspira obras de ficção científica. Hoje em dia, concomitantemente com os primeiros resultados das missões da NASA e ESA ao planeta vermelho, a realidade aproxima-se da ficção nas instalações da Mars Society no Utah: MDRS (Mars Desert Research Station). De 16 de Abril a 1 de Maio de 2005, uma equipa internacional constituída por 6 investigadores do sexo masculino, liderada por um português, Ricardo Patrício, vai ficar isolada durante duas semanas, com meios de comunicação limitados, num dos poucos locais terrestres onde existem algumas condições análogas às encontradas em Marte. Aqui, estes “candidatos a astronautas” vão levar a cabo o projecto de investigação Leonardo.

Durante este mês falaremos sobre os estudos que irão ser realizados neste projecto, bem como a pertinência de os realizar em condições de isolamento.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:

Autoria:

Mónica Lobo & Ricardo Patrício
Active Space Technologies

Agradecimentos: Queríamos agradecer à Lusospace, Active Space Technologies, Critical Software, Tekever, NUCLIO, GPE-GRICES, Universidade de Coimbra, Spacefleet, Boeing, NLR e Universidade do Texas por apoiarem o projecto, tornando possível a sua realização.