Halo da Via Láctea gira a velocidade vertiginosa

2016-07-27
Astrónomos da Universidade de Michigan descobriram que o gás quente no halo da Via Láctea gira na mesma direção e a uma velocidade comparável à do disco da galáxia. Esta nova descoberta ajuda a compreender de que forma os átomos se agruparam para formar estrelas, planetas e galáxias como a nossa, e o que reserva o futuro para estas galáxias.

Mais de 100 exoplanetas descobertos pela Missão Kepler/K2

2016-07-20
Duas superterras a orbitar uma estrela próxima, um sistema de quatro planetas, dos quais dois poderão ter condições para albergar vida... são mais de 100 os novos exoplanetas detetados pela missão K2 do Kepler e representam excelentes pontos de partida para novas observações e para as missões futuras.

Descoberto um novo planeta anão para lá de Neptuno

2016-07-12
Foi descoberto um novo planeta anão para lá de Neptuno, no disco de pequenos mundos gelados que aí reside. O planeta, ao qual foi dado o nome provisório de 2015 RR245, tem cerca de 700 km de diâmetro e uma órbita muito grande. A descoberta deve-se à equipa do levantamento OSSOS (Outer Solar System Origins Survey) e ao telescópio CFHT, em Mauna Kea, Havai.

Juno entrou com sucesso na órbita de Júpiter

2016-07-06
A sonda Juno entrou às 04:53 (hora de Portugal) de 5 de julho na órbita de Júpiter, após uma manobra de 35 minutos que foi concluída com sucesso. Se tudo continuar a correr bem, em breve, começará a investigar o interior, a atmosfera e os campos magnético do planeta gigante, numa missão cujo principal objetivo é o de compreender a origem e a evolução de Júpiter e também do Sistema Solar.