Exoplaneta recém-nascido descoberto em torno de estrela jovem

2016-06-22
Os astrónomos já descobriram mais de 3000 exoplanetas. Agora, uma equipa liderada por investigadores do Caltech descobriu o mais jovem exoplaneta, completamente formado, até ao momento detetado. O planeta K2-33b tem entre 5 a 10 milhões de anos, estando ainda na sua infância, e vai ajudar a perceber melhor como se formam os planetas, o que é importante para compreender os processos que levaram à formação da Terra.
Mais...

LIGO deteta ondas gravitacionais pela segunda vez

2016-06-16
A 26 de Dezembro de 2015, às 03:38:53 UTC, os cientistas observaram pela segunda vez ondas gravitacionais. As ondas foram detetadas pelos dois observatórios LIGO, localizados em Livingston, Louisiana, e em Hanford, Washington, EUA. O sinal incrivelmente fraco que chegou à Terra foi produzido por dois buracos negros, com 14,2 e 7,5 vezes a massa do Sol, que colidiram a 1,4 mil milhões de anos-luz de distância.
Mais...

Música estelar: os sons das mais antigas estrelas da Via Láctea

2016-06-08
Usando dados da missão Kepler/K2 da NASA e através de astrossismologia, um grupo de investigadores capturou os sons de algumas das mais antigas estrelas da Via Láctea, lançando uma nova luz sobre a história da nossa Galáxia. Esta "música estelar" vem de estrelas do enxame globular M4, um dos mais antigos da Galáxia, com cerca de 13 mil milhões de anos.
Mais...

Descoberto um novo anel de Einstein

2016-06-03
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu recentemente um objeto cósmico fora do comum: um anel de Einstein. Trata-se da imagem de uma galáxia distante distorcida pela gravidade. A distorção é produzida pela deflexão da luz da galáxia por uma lente gravitacional. Estes fenómenos, previstos pela teoria da Relatividade Geral de Einstein, são bastante raros, mas muito interessantes em termos científicos.
Mais...

Terá o Planeta Nove sido roubado a outra estrela?

2016-06-01
Pode haver um exoplaneta à espreita dentro do nosso Sistema Solar. Se o hipotético Planeta Nove existir, o Sol tê-lo-á provavelmente roubado a outra estrela, há muito tempo, aproximadamente há 4,5 mil milhões de anos. É o que sugere um novo estudo realizado por astrónomos da Universidade de Lund, na Suécia, e publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Mais...