Detetada a mais remota e fraca galáxia do Universo

2016-05-24
Os cientistas descobriram a que até hoje é a mais remota e fraca galáxia do Universo. A deteção foi possível graças ao instrumento DEIMOS do telescópio Keck II e também a uma lente gravitacional, um enxame galáctico suficientemente grande para criar três imagens diferentes do objeto. A equipa observou a pequena galáxia, com 10 mil vezes menos massa que a Via Láctea, tal como era há 13 mil milhões de anos, quando o Universo era ainda uma criança.

Canibalismo estelar transforma estrela em anã castanha

2016-05-19
Uma estrela brilhante acabou transformada numa ténue anã castanha, porque a sua companheira, uma anã branca, lhe devorou a massa. Isto aconteceu no distante sistema binário J1433, e foi descoberto pelos os astrónomos, através do instrumento X-Shooter do VLT (Very Large Telescope), em Cerro Paranal, no Chile.

Mapa 3D de galáxias do Universo profundo confirma a validade da teoria de Einstein

2016-05-11
Uma equipa internacional, liderada por investigadores japoneses, construiu um mapa 3D de 3000 galáxias a 13 mil milhões de anos-luz da Terra, a partir de dados de um levantamento realizado com o telescópio Subaru. A equipa provou que, mesmo a esta distância, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein ainda é válida.

Trânsito de Mercúrio – Mini Eclipse Solar no dia 9 de Maio

2016-05-06
Na próxima segunda-feira, 9 de maio, Mercúrio irá iniciar, às 12h12, uma passagem em frente ao disco solar. Durante o trânsito, Mercúrio surgirá como um minúsculo disco escuro sobre a superfície brilhante do Sol. O NUCLIO irá realizar um evento público, a partir das 11h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro de Estoril. Se o tempo permitir, diferentes telescópios mostrarão camadas distintas do Sol e a projeção ao vivo de todas as fases relevantes do trânsito, que terminará às 19h40.

Conferência Inaugural do PLOAD - Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento

2016-05-03
A conferência inaugural do PLOAD - Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento - vai ter lugar esta quinta-feira, 5 de maio, às 14h00, no Centro Cultural de Cascais. Este importante evento realizado com o apoio da Câmara Municipal de Cascais será aberto ao público e aos média e marcará o lançamento do site oficial do PLOAD e a assinatura dos protocolos de cooperação por parte dos representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. O PLOAD é coordenado em Portugal pelo NUCLIO em colaboração com o IA.