Hubble descobre uma lua a orbitar o planeta anão Makemake

2016-04-28
Os astrónomos pensavam que o planeta anão Makemake estava sozinho, percorrendo a sua longa trajetória em torno do Sol. No entanto, há novos dados do Telescópio Espacial Hubble que revelam a existência de uma lua ao redor deste mundo minúsculo da Cintura de Kuiper. MK 2, com um diâmetro estimado de apenas 160,9 quilómetros, é pouco visível porque se perde quase totalmente no brilho do planeta anão.

Objeto solitário de massa planetária encontrado em família de estrelas

2016-04-20
Foi descoberto mais um objeto solitário de massa planetária, 5 a 10 vezes a massa de Júpiter, na jovem família de estrelas TW Hydrae. WISEA 1147, com cerca de 10 milhões de anos, foi revelado graças a imagens de levantamentos do céu realizados pelo WISE e pelo 2MASS, e é um dos poucos mundos errantes cuja origem provável os astrónomos consideram ser uma pequena anã castanha.

Astrónomos na África do Sul descobrem misterioso alinhamento de buracos negros

2016-04-12
Investigadores da Universidade do Cabo e da Universidade Cape Western, na África do Sul, descobriram que os buracos negros supermassivos de uma região do Universo distante estão todos a girar e a emitir jatos de rádio na mesma direção. O fenómeno, descoberto graças a imagens de rádio de campo profundo, e não previsto pela teoria, resulta provavelmente das flutuações da matéria primordial do Universo.

Buraco negro gigantesco encontrado em lugar improvável do Universo

2016-04-07
Os astrónomos descobriram um buraco negro impressionante, pesando 17 mil milhões de sóis, a viver num remanso cósmico do Universo. Até agora, os buracos negros extremamente massivos tinham sido encontrados nos núcleos de grandes galáxias e em regiões do Universo repletas de outras grandes galáxias. Este reside no centro de uma galáxia elíptica enorme, NGC 1600, mas que se localiza num pequeno grupo de cerca de 20 galáxias.

Jovem planeta órfão descoberto na vizinhança solar

2016-04-06
Foi descoberto um dos mais jovens e brilhantes planetas órfãos relativamente próximos do Sol. 2MASS J1119-1137, um análogo de Júpiter, tem entre quatro a oito vezes a massa do nosso gigante gasoso e uma idade de apenas 10 milhões de anos. Foi identificado pela sua assinatura única de luz, através de dados do WISE e de telescópios terrestres.