Kepler observa pela primeira vez o flash inicial de uma supernova

2016-03-22
Graças ao telescópio espacial Kepler, os cientistas puderam observar, pela primeira vez, em luz visível, o flash inicial da onda de choque de uma supernova. A libertação da onda de choque é um fenómeno com a duração de minutos pelo que os astrónomos atingiram um marco ao conseguirem captar o flash de energia.
Mais...

Descoberta a origem da radiação infravermelha de fundo

2016-03-14
O ALMA conseguiu detetar a mais fraca fonte de ondas milimétricas até hoje observada. Acumulando dados de ondas milimétricas provenientes de objetos ténues distribuídos por todo o Universo, concluiu-se que estes são totalmente responsáveis pela radiação infravermelha de fundo. A comparação com imagens óticas e infravermelhas permitiu descobrir que 60% destes objetos são galáxias ténues, tendo os restantes natureza ainda desconhecida.
Mais...

Satélites de matéria escura desencadeiam starbursts em galáxias anãs

2016-03-10
Com a ajuda de simulações de computador baseadas em modelos teóricos, os astrónomos conseguiram explicar os episódios violentos de formação de estrelas observados em galáxias anãs. O fenómeno está relacionado com os pequenos halos de matéria escura que orbitam as galáxias anãs.
Mais...

A atividade vulcânica que virou Marte do avesso

2016-03-03
Há 3,5 mil milhões de anos, um gigantesco vulcão em Marte expeliu tanta lava que o peso fez a superfície do planeta deslizar sobre o seu núcleo, deslocando rios e lençóis de água gelada e alterando a posição original dos polos. O estudo foi divulgado esta quarta-feira pela revista Nature.
Mais...