Localização de uma explosão rápida de rádio pode permitir encontrar matéria em falta no Universo

2016-02-25
Pela primeira vez, os astrónomos conseguiram determinar a localização de uma explosão rápida de rádio. Esta explosão teve origem numa galáxia a aproximadamente 6 mil milhões de anos-luz de distância. A localização pode ajudar a confirmar o atual modelo cosmológico da distribuição de matéria no Universo.

Chandra descobre o jato de buraco negro distante

2016-02-17
O Observatório Chandra de raios-X descobriu o jato de um buraco negro muito distante, cuja luz foi emitida quando o Universo tinha apenas 2,7 mil milhões de anos. Normalmente, estes jatos distantes são descobertos em observações de rádio e não em raios-X. A descoberta mostra que os buracos negros com poderosos jatos podem ser mais comuns do que se pensava, nos primeiros milhares de milhões de anos após o Big Bang.

Ondas Gravitacionais detetadas 100 anos após terem sido previstas por Einstein

2016-02-12
As ondas gravitacionais foram previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein, em 1915. Agora, quase exatamente 100 anos depois, estas ondulações no tecido do espaço-tempo foram finalmente detetadas, pelos dois interferómetros do LIGO, e vêm de um sistema binário de buracos negros que colidiu há 1,3 mil milhões de anos.

Cientistas descobrem galáxias escondidas atrás da Via Láctea

2016-02-10
Foram reveladas centenas de galáxias próximas escondidas atrás da Via Láctea com um detalhe sem precedentes. A descoberta fornece novos dados sobre os enxames e superaglomerados galácticos que compõem o misterioso Grande Atrator, em direção ao qual a Via Láctea se move a uma velocidade de 2 milhões de quilómetros por hora.

Não há cavernas de grandes dimensões no interior do cometa da Rosetta

2016-02-04
A missão Rosetta, da ESA, fez medições que demonstram que não há cavernas de grandes dimensões no interior do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. O cometa é um objeto homogéneo de baixa densidade, devido a uma estrutura de elevada porosidade, propriedade intrínseca da poeira misturada com o gelo que forma o seu interior.