Enxames de galáxias revelam novas informações sobre matéria escura

2016-01-27
Um novo estudo, publicado na Physical Review Letters, descobriu ligações entre a estrutura interna dos enxames de galáxias e o ambiente de matéria escura em redor. Esta é a primeira vez que se mostra que uma propriedade do enxame, para além da massa, está associada com a matéria escura à sua volta.
Mais...

Astrónomos apresentam provas teóricas para um novo planeta no Sistema Solar

2016-01-21
Investigadores do Caltech descobriram provas teóricas de um planeta gigante a traçar uma órbita bizarra, muito alongada, no Sistema Solar exterior. O objeto, ao qual foi dado o nome de Planeta Nove, terá uma massa aproximadamente 10 vezes superior à da Terra e uma órbita que, em média, será cerca de 20 vezes mais distante do Sol que a de Neptuno. Este novo planeta levará entre 10.000 a 20.000 anos a completar uma órbita em torno do Sol.
Mais...

Encontrado gelo de água na superfície do cometa 67P

2016-01-14
Os cientistas detetaram grandes manchas de gelo de água na superfície do cometa 67P, graças a instrumentos a bordo da sonda Rosetta. Os cientistas já sabiam que a cauda gasosa de um cometa é dominada por moléculas de água. Também sabiam que o gelo de água é um dos principais componentes do núcleo. Mas, até agora, os vestígios de gelo de água à superfície tinham sido difíceis de detetar.
Mais...

Nuvem velha de gás pode ser uma relíquia da morte das primeiras estrelas

2016-01-08
Foi descoberta uma distante e velha nuvem de gás que pode conter a assinatura das primeiras estrelas que se formaram no Universo. A nuvem de gás, situada a muitos milhares de milhões de anos-luz de distância da Terra, tem uma percentagem extremamente pequena de elementos pesados, como carbono, oxigénio e ferro - menos de um milésimo da fração observada no Sol.
Mais...

Chandra descobre sinais de poderosas explosões em gigantesco buraco negro próximo

2016-01-05
O Observatório Chandra de Raios-X descobriu sinais de poderosas explosões num dos buracos negros supermassivos mais próximos da Terra. O buraco negro está no centro da pequena galáxia NGC 5195, que se está a fundir com a grande galáxia espiral NGC 5194, também conhecida como "Whirlpool” ou “Remoínho”.
Mais...