Chandra descobre extraordinária cauda galáctica

2015-12-22
O Chandra descobriu uma extraordinária pluma a sair de uma galáxia deixando um rasto semelhante a uma cauda. A enorme cauda de raios-X, com um comprimento de pelo menos 250 mil anos-luz, deve-se provavelmente a gás arrancado à galáxia à medida que esta se move através de uma vasta nuvem de gás quente intergaláctico.
Mais...

Hubble obtém a primeira imagem prevista de uma supernova

2015-12-17
O Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) captou a primeira imagem de uma explosão de supernova antecipadamente prevista. O reaparecimento da supernova Refsdal foi calculado a partir de diferentes modelos do enxame de galáxias MACS J1149.5+2223, cuja imensa gravidade está a desviar a luz da supernova.
Mais...

New Horizons envia as melhores imagens de Plutão até hoje conseguidas

2015-12-09
A sonda New Horizons está a enviar a pouco e pouco todas as imagens e dados que reuniu durante a sua aproximação a Plutão em julho. As mais recentes imagens chegadas à Terra revelam características bastante pormenorizadas da diversificada superfície do planeta anão, e fazem parte de uma sequência de altíssima resolução obtida perto da maior aproximação. Estas serão certamente as melhores imagens de grande plano de Plutão a que os seres humanos irão ter acesso durante décadas.
Mais...

Astrónomos descobrem mais detalhes sobre as misteriosas explosões rápidas de rádio

2015-12-03
Usando novo software, os astrónomos investigaram mais de 650 horas de dados de arquivo do telescópio GBT para descobrirem uma explosão rápida de rádio ou FRB. Ocorrendo numa fração de segundo, estes eventos extremamente brilhantes são muito difíceis de detetar. FRB 110523, a nova explosão descoberta, foi circunscrita a uma região altamente magnetizado do espaço, possivelmente uma supernova ou uma nebulosa de formação de estrelas.
Mais...