Mistério da estrela KIC 8462852 estará provavelmente relacionado com cometas

2015-11-25
Em meados de outubro, falou-se muito sobre a estrela KIC 8462852 e o seu estranho comportamento luminoso. Algo nunca antes visto e que levou alguns cientistas a lançarem a hipótese de que poderia dever-se a uma megaestrutura artificial a girar em torno da estrela. Mas a NASA acaba de anunciar a publicação de um estudo com uma explicação muito mais simples: não são estruturas artificiais, mas um estranho conjunto de cometas.

Investigadores capturam a primeira imagem de um planeta em formação

2015-11-19
Cientistas da Universidade do Arizona desenvolveram instrumentos e técnicas que tornaram possível obter, pela primeira vez, a imagem de um planeta a forma-se no buraco do disco protoplanetário de uma estrela. A estrela em questão é LkCa15 e situa-se a 450 anos-luz de distância.

Luas de gelo em Plutão e outras novas descobertas da New Horizons

2015-11-10
Há vulcões de gelo em Plutão? Parece que sim. Uma equipa de investigadores descobriu sinais do que parecem ser dois enormes criovulcões, que podem ter estado ativos no passado geológico recente. A descoberta foi feita através de mapas 3-D realizados com base em imagens da superfície e Plutão obtidos pela missão New Horizons. Esta e outras descobertas estão a ser discutidas no 47.º Encontro Anual da Divisão de Ciências Planetárias da American Astronomical Society, que decorre de 8 a 13 de novembro.

Marte perdeu atmosfera devido a fortes ventos solares

2015-11-09
A atmosfera de Marte tem vindo a perder gás para o espaço por ação de fortes ventos solares. O processo, identificado pela missão MAVEN, da NASA, terá desempenhado um papel fundamental na alteração do clima do planeta, que passou de um ambiente ameno e húmido, que pode ter albergado vida à superfície, para o frio e árido Marte que conhecemos hoje.

Gigantesco enxame de galáxias localizado a 8,5 mil milhões de anos-luz

2015-11-04
Os astrónomos descobriram um enxame gigantesco de galáxias numa parte muito remota do Universo, a 8,5 mil milhões de anos-luz de distância. MOO J1142+1527 é a mais massiva estrutura encontrada a tão grandes distâncias. A descoberta foi feita com a ajuda dos telescópios Spitzer e WISE.