Buraco negro revela grande erupção de raios-X

2015-10-28
O Swift e o NuSTAR apanharam um buraco negro supermassivo a meio de uma erupção gigante de raios-X. O estudo do fenómeno vem ajudar os astrónomos a perceber melhor como se dão estas erupções nos buracos negros de grande massa, tornando os estranhos e desconcertantes comportamentos destes objetos um pouco menos misteriosos.
Mais...

A maioria dos mundos semelhantes à Terra ainda não nasceu

2015-10-20
De acordo com um novo estudo, a maior parte dos planetas como a Terra, potencialmente habitáveis, ainda estão por nascer. Há muito gás disponível, deixado pela evolução galáctica e o Universo irá continuar a fabricar estrelas e planetas durante muito tempo. A Terra chegou cedo, na evolução do Universo, pois 92% dos planetas de tipo semelhante ainda não nasceram.
Mais...

Retrato de Júpiter pelo Hubble revela alterações na Grande Mancha Vermelha

2015-10-14
Com a ajuda do Hubble os cientistas produziram novos mapas de Júpiter que mostram as alterações contínuas na célebre Grande Mancha Vermelha. As imagens revelam também uma onda rara na atmosfera do planeta, que não era vista há décadas. Este novo retrato é o primeiro de uma série de retratos anuais dos planetas exteriores do Sistema Solar, que irão ajudar os cientistas a perceberem as suas mudanças ao longo do tempo.
Mais...

A New Horizons descobre céus azuis e gelo de água em Plutão

2015-10-08
A NASA revelou as primeiras imagens a cores da neblina que circunda Plutão, juntamente com outras imagens de regiões com gelo de água exposto. Alan Stern, principal investigador da New Horizons, disse nunca ter esperado um céu azul na cintura de Kuiper.
Mais...