A missão da NASA a Europa tem início com a selecção dos instrumentos científicos

2015-05-27
A NASA anunciou, a 26 de Maio último, a selecção de nove instrumentos científicos para irem a bordo da missão que irá investigar Europa, a misteriosa lua de Júpiter, e a possibilidade de esta possuir um oceano debaixo da sua superfície gelada. Este é o primeiro grande passo desta missão científica, que será lançada na década de 2020 em direcção a um mundo muito intrigante que muitos cientistas suspeitam poder ter condições adequadas à vida.

Astrónomos observam colisão de supernova com estrela companheira

2015-05-21
Os astrónomos avançaram no conhecimento de como surgem as supernovas de Tipo Ia (quando uma anã branca explode com uma potência que pode chegar a ofuscar a luz de toda uma galáxia), após observarem o choque de uma supernova deste tipo, nos seus primeiros momentos de vida, com a estrela companheira. A observação vai ao encontro de uma das duas teorias sobre a formação de supernovas de Tipo Ia, mas não invalida a outra.

Hubble descobre halo gigante em redor da galáxia de Andrómeda

2015-05-12
O imenso halo de gás que envolve a galáxia de Andrómeda é cerca de seis vezes maior e tem 1000 vezes mais massa do que o medido anteriormente. O halo quase invisível estende-se por aproximadamente um milhão de anos-luz a partir da galáxia. Esta descoberta, conseguida com a ajuda do Hubble, vai ajudar a conhecer melhor a evolução e a estrutura das majestosas espirais gigantes, um dos tipos mais comuns de galáxias no Universo.

EGS-zs8-1 é a mais distante galáxia até hoje descoberta

2015-05-06
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu uma galáxia muito distante - mais distante do que qualquer outra galáxia conhecida. EGS-zs8-1 reside a mais de 13 mil milhões de anos-luz, e esta distância empurra a fronteira cósmica da exploração galáctica para uma época em que o Universo tinha apenas 5% da idade actual.

NuSTAR capta os possíveis gritos de estrelas zombie

2015-05-01
Astrónomos da NASA usando o NuSTAR (Nuclear Spectroscopic Telescope Array) detectaram um brilho de raios-X de alta energia a emanar do coração da Via Láctea. A origem do misterioso brilho é desconhecida, mas os cientistas especulam que pode dever-se a estrelas mortas à medida que se alimentam de companheiros estelares.