Astrofísicos desenham mapa mais completo do Universo

2015-04-28
Um mapa tridimensional de superenxames de galáxias locais, criado por uma equipa de astrofísicos, dá-nos a melhor imagem conseguida até à data do Universo. O mapa mostra como a matéria está distribuída pelos quase dois mil milhões de anos-luz próximos à Terra e irá contribuir para uma melhor compreensão da distribuição de matéria no Universo bem como para fornecer informações importantes sobre a matéria escura.
Mais...

Astrónomos podem ter resolvido o mistério do Ponto Frio do Universo

2015-04-20
Em 2004, os astrónomos descobriram o Ponto Frio - uma área do céu excepcionalmente fria e maior do que se previa - ao examinarem um mapa da radiação cósmica de fundo (CMB). A teoria prevê pontos mais quentes e mais frios de vários tamanhos no Universo primitivo, mas não se esperava encontrar um ponto tão grande e tão frio. Agora, uma equipa de astrónomos pode ter encontrado uma explicação, e que pode ser "a maior a maior estrutura individual do Universo até agora identificada”.
Mais...

Hélder Pereira está na segunda fase do Concurso ODS 2014-2015 e todos podemos votar!

2015-04-14
Hélder Pereira, da Escola Secundária de Loulé, venceu a fase nacional do Concurso Open Discovery Space 2014 – 2015, com o cenário educativo: "Comparação da superfície dos planetas telúricos". Agora, irá competir com os seus pares a nível europeu. A votação está aberta até a meia-noite do dia 1 de Maio. Para votar, basta usar sua conta pessoal do Facebook.
Mais...

Hubble encontra objectos fantasma perto de quasares mortos

2015-04-07
O Hubble captou um conjunto enigmático de fantasmas de quasares a assinalar os túmulos destes objectos que despertaram para a vida e depois desapareceram. Oito estruturas fora do comum orbitam as suas galáxias hospedeiras brilhando num tom verde fantasmagórico e fornecem novas informações sobre o comportamento intrigante das galáxias com núcleos activos.
Mais...