Hubble e Chandra descobrem que a matéria escura interage entre si menos do que se pensava

2015-03-27
Os astrónomos descobriram que a matéria escura interage entre si menos do que anteriormente se pensava. A descoberta foi feita através de observações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo Observatório de Raios-X Chandra, que estudaram o comportamento da matéria escura em 72 colisões de enxames de galáxias.

Satélites da NASA detectam explosão de brilho numa protoestrela recém-nascida

2015-03-25
Com a ajuda do Spitzer e de outros observatórios, uma equipa de astrónomos descobriu uma explosão de brilho numa jovem estrela na fase inicial do seu desenvolvimento. A protoestrela é conhecido como HOPS 383 e os astrónomos consideram que a explosão se pode dever à acumulação de uma enorme massa de gás e poeira num período de tempo muito curto.

SOFIA encontra elo perdido entre supernovas e formação de planetas

2015-03-21
Uma equipa científica internacional descobriu que as supernovas são fábricas prolíficas da matéria de que se formam os planetas, como a Terra. A descoberta foi feita graças a dados obtidos pelo Observatório Estratosférico SOFIA, que observou o remanescente de supernova Sgr A Leste, na Via Láctea.

Eclipse do Sol: 20 de março de 2015 8h-10h

2015-03-12
Vai haver um eclipse total do sol - mas em Portugal só será parcial.
Podemos assistir a todo o evento, mas é logo de manhã pouco antes das 8h.
No CIAPS em S. Pedro do Estoril vai haver um encontro para toda gente vir e ver, mas certamente há outros a promover sessões, basta procurar.

Data: 20 de Março de 2015
Fim do eclipse
  • Porto: 10:13
  • Lisboa: 10:08
  • Sul: 10:05

Descobertas novas galáxias anãs em órbita ao redor da Via Láctea

2015-03-11
Os astrónomos descobriram um “tesouro” raro de galáxias anãs satélites da Via Láctea. Os novos satélites foram descobertos no hemisfério sul, perto da Grande e Pequena Nuvens de Magalhães. Esta descoberta pode ser a chave para compreender a matéria escura, a misteriosa substância que mantém a nossa galáxia coesa.

A missão Dawn é a primeira a orbitar um planeta anão

2015-03-10
Depois de uma digressão de 14 meses em torno do asteróide Vesta, a sonda Dawn, da NASA, entrou na órbita de Ceres, cerca das 12h36 (hora de Lisboa) da passada sexta-feira, 6 de Março. Dawn torna-se assim na primeira missão a alcançar a órbita de um planeta anão.

Visita virtual de estudantes portugueses ao CMS - CERN

2015-03-04
Alunos de cinco escolas portuguesas participaram, por videoconferência, numa visita virtual à experiência CMS (Compact Muon Solenoid) instalada no LHC, no CERN. Esta visita em simultâneo para as cinco escolas, realizada primeira vez em Portugal, estabeleceu um novo recorde, já que reuniu o maior número de estudantes na mesma sessão numa visita virtual ao CMS.

Astrónomos descobrem estrelas recém-nascidas nos limites da Galáxia

2015-03-02
Um grupo de astrónomos brasileiros descobriu um enxame de estrelas a formar-se nos limites da Via Láctea. Os novos enxames, Camargo 438 e Camargo 439, estão dentro da nuvem molecular HRK 81.4-77.8, com aproximadamente 2 milhões de anos, e a cerca de 16 mil anos-luz abaixo do disco galáctico, na direcção da constelação de Cetus, a Baleia, a uma enorme distância das habituais regiões de formação de estrelas.