Ventos de buracos negros centrais influenciam a evolução das galáxias

2015-02-20
Os ventos produzidos pelos gigantescos buracos negros centrais são suficientes para influenciar a evolução das galáxias. De acordo com um novo estudo, publicado na revista Science, o crescimento dos buracos negros de grande massa que existem no centro das galáxias controla directamente a formação de estrelas.

Plumas misteriosas em Marte intrigam os cientistas

2015-02-18
Os astrónomos amadores observaram enormes plumas a elevar-se a partir da superfície de Marte que deixaram os cientistas intrigados. Com mais de 250 km de altura, estas plumas desconcertantes, observadas na primavera de 2012, reflectem a luz solar, o que significa que podem ser compostas por água gelada, dióxido de carbono gelado ou poeira. Mas nuvens com tal composição são difíceis de explicar pelos actuais modelos da atmosfera marciana.

Astrónomos descobrem sistema quadruplo de estrelas nos primeiros estágios de formação

2015-02-12
Uma equipa internacional de astrónomos observou, pela primeira vez, o que já era considerado um desafio de longa data: um sistema múltiplo de estrelas nos estágios iniciais da sua formação. As observações dos primórdios deste sistema quadruplo podem levar os cientistas a compreender melhor por que razão algumas estrelas, como o Sol, são isoladas, enquanto muitas outras integram sistemas com duas, três ou mais estrelas.

Detecção de ondas gravitacionais primordiais permanece sem confirmação

2015-02-02
A análise conjunta de dados obtidos pelo satélite Planck e pela colaboração BICEP2/Keck, com base em Terra, não encontrou provas conclusivas de ondas gravitacionais primordiais, apesar dos relatos anteriores referentes a uma possível descoberta. Da cooperação entre as duas equipas resultou um conhecimento mais preciso de como devem ser os sinais de ondas gravitacionais primordiais, algo que irá certamente ajudar as investigações futuras.