“Astro-arqueologia” revela antigo sistema com 5 planetas do tipo terrestre

2015-01-27
Uma equipa internacional, que conta com a participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, publicou hoje a descoberta de cinco exoplanetas, no sistema Kepler-444, com tamanhos entre os de Mercúrio e Vénus. A descoberta foi possível graças a dados recolhidos, ao longo de 4 anos, pela missão espacial Kepler, da NASA.
Mais...

Explosão de rádio cósmica apanhada em flagrante

2015-01-20
Os cientistas detectaram pela primeira vez em tempo real uma explosão de rádio rápida - um impulso misterioso de ondas de rádio que emana do Universo profundo. Estas explosões duram apenas milissegundos mas libertam enormes quantidades de energia. A fonte será provavelmente cataclísmica e poderá estar a uma distancia de até 5,5 mil milhões de anos-luz.
Mais...

Tempestade de granizo galáctica no Universo jovem

2015-01-16
Os astrónomos usaram uma combinação de dados recolhidos a partir de poderosos telescópios de rádio e simulações realizadas em supercomputadores para determinarem de que forma os quasares constroem as galáxias e moldam a sua evolução. Descobriram que um quasar cospe gás frio a velocidades que podem chegar aos 2000 km/s e a distâncias de aproximadamente 200 mil anos-luz - muito superiores às que já tinham sido observadas.
Mais...

Um olhar sem precedentes sobre Eta Carinae

2015-01-08
Um novo estudo usou satélites, telescópios terrestres e modelação teórica para produzir a imagem mais abrangente do sistema da estrelas mais luminoso e misterioso situado a menos de 10 mil anos-luz de distância: Eta Carinae. As novas descobertas incluem imagens do Hubble que mostram conchas de gás ionizado, já com décadas, a afastar-se da estrela maior a 1,6 milhões de quilómetros por hora, e também novos modelos 3-D que revelam características nunca antes vistas das interacções entre as estrelas.
Mais...

Kepler assinala confirmação do seu 1000º exoplaneta e descobre mais pequenos mundos em zonas habitáveis

2015-01-06
Os astrónomos anunciaram hoje a confirmação do 1000º exoplaneta descoberto pelo Kepler, após verificarem que mais oito candidatos observados pelo telescópio são, de facto, planetas. A equipa adicionou ainda mais 554 candidatos à lista de potenciais planetas, seis dos quais são quase do tamanho da Terra e orbitam estrelas semelhantes ao nosso sol dentro da chamada zona habitável.
Mais...