Chandra mede a massa da maior jóia do Universo distante

2014-12-18
Usando o Observatório Chandra de Raios-X da NASA, os astrónomos fizeram a primeira determinação da massa e de outras propriedades de um enxame de galáxias distante. O enxame Gioiello (ou jóia) é o mais massivo já detectado com idade próxima aos 800 milhões de anos, ou mais jovem. Este é um passo importante, já que os enxames de galáxias, sendo as maiores estruturas unidas pela gravidade que se conhecem, podem ajudar-nos a compreender a forma como o Universo tem evoluído ao longo do tempo.

Como detectar planetas rochosos alongados

2014-12-16
De acordo com um novo estudo, os astrónomos poderão em breve vir a ser capazes de detectar planetas rochosos alongados pela gravidade das estrelas que orbitam. A detecção destes exoplanetas irá dar aos investigadores uma nova perspectiva, mais geral, das propriedades dos planetas semelhantes à Terra.

Influxo de gás quente interrompeu a formação de estrelas em NGC 3226

2014-12-09
Com a ajuda do Herschel, do Spitzer e do Hubble os astrónomos descobriram que uma onda de gás quente, oriunda da destruição de uma galáxia vizinha, penetrou na galáxia NGC 3226, extinguindo a formação de estrelas, ao agitar o gás frio disponível. NGC 3226 é uma galáxia intermédia, entre as jovens espirais e as elípticas, mais velhas, e continuará a evoluir podendo produzir no futuro novas estrelas em abundância.

Uma boa notícia para os caçadores de planetas

2014-12-03
Um novo estudo, efectuado com o Interferómetro Keck, traz boas notícias para os caçadores de planetas. Após um levantamento de quase 50 estrelas, realizado entre 2008 e 2011, os cientistas foram capazes de determinar com uma precisão notável a quantidade de poeira que existe em torno de estrelas distantes. Este é um grande passo no caminho que nos levará ao encontro de planetas capazes de abrigar vida.