Sondas de Van Allen da NASA detectam escudo em torno da Terra

2014-11-27
Uma equipa liderada pela Universidade do Colorado descobriu um escudo invisível, nas Cinturas de Radiação de Van Allen, que bloqueia os chamados "electrões assassinos", que fustigam o espaço em torno do nosso planeta a velocidades próximas das da luz e que são conhecidas ameaças para os astronautas e para os satélites, danificando os sistemas espaciais durante intensas tempestades solares.
Mais...

Buraco negro ejectado ou estrela gigante que explodiu?

2014-11-20
Uma equipa internacional de investigadores descobriu o que parece ser um buraco negro chutado para fora da sua galáxia hospedeira. A fonte, de nome SDSS1133, pode, em alternativa, ser o remanescente de uma estrela de enorme massa que sofreu erupção durante um período recorde de tempo antes de se destruir numa explosão de supernova.
Mais...

Investigadores usam novo método para calcular a idade do núcleo de uma nuvem interstelar

2014-11-18
A idade dos densos núcleos das nuvens interstelares, onde as estrelas e os planetas se formam, é um parâmetro crucial e difícil de medir. Alguns modelos prevêem o colapso rápido, outros escalas de tempo de mais de um milhão de anos. Uma equipa de investigadores calculou a idade do núcleo de uma nuvem interstelar usando um novo método de análise química. Este novo método de datação é o mais preciso já usado.
Mais...

Hubble encontra diversidade inesperada em discos de poeira em torno de estrelas

2014-11-07
Os astrónomos têm descoberto uma incrível diversidade na arquitectura dos sistemas exoplanetários. Uma pesquisa realizada com o Hubble encontrou uma diversidade semelhante nos sistemas de detritos que coincidem com a formação de exoplanetas. Estes discos circum-estelares de poeira são provavelmente gerados por colisões entre os objectos que restaram da formação de planetas em torno de estrelas. Os resultados sugerem uma correlação entre um planeta e o sistema de detritos que o acompanha.
Mais...

Astrónomos resolvem mistério sobre objecto bizarro no centro da Via Láctea

2014-11-04
O mistério sobre um objecto bizarro no centro da Via Láctea, que alguns astrónomos acreditavam ser uma nuvem de hidrogénio a mover-se em direcção ao enorme buraco negro central, foi resolvido pelos astrónomos. O objecto é muito provavelmente um par de estrelas binárias que se fundiu numa única estrela, extremamente grande e envolta em gás e poeira.
Mais...