A Via Láctea tem menos massa do que se pensava

2014-07-30
Usando um novo método, mais preciso, para medir a massa das galáxias, um grupo internacional de astrofísicos mostrou que a Via Láctea tem apenas cerca de metade da massa da sua vizinha Andrómeda. A diferença deve-se principalmente ao facto de Andrómeda possuir uma maior quantidade de matéria escura. O estudo vem publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

A origem do brilho em raios-X do céu

2014-07-29
Uma equipa internacional de investigadores mostrou que o brilho em raios-X de baixa energia que cobre o céu, cuja origem tem sido debatida ao longo de décadas, vem de dentro e de fora do Sistema Solar. 40% origina-se a partir da colisão do vento solar com os gases interplanetários do Sistema Solar, mas a maior parte tem uma origem mais longínqua, na Bolha Quente Local de gás que se acredita ter sido deixada na nossa vizinhança galáctica por uma ou mais supernovas, nos últimos 20 milhões de anos.

Hubble encontra três exoplanetas surpreendentemente secos

2014-07-25
Três planetas que se acreditava serem bons candidatos a conter vapor de água nas suas atmosferas têm na verdade quantidades muito inferiores às esperadas. Os planetas (HD 189733b, HD 209458b e WASP-12b) são do tipo Júpiter quente, e têm órbitas muito próximas das suas estrelas-mãe, a distâncias onde se esperava que as temperaturas extremas fossem transformar a água em vapor que pudesse ser observado pelo Hubble.

Fermi encontra um pulsar com dupla personalidade

2014-07-23
Observando com o telescópio espacial Fermi de raios gama um tipo peculiar de sistema binário, chamado AY Sextantis, composto por um pulsar de milissegundo a girar rapidamente e por uma estrela maior de baixa massa, uma equipa internacional de astrónomos acabou por detectar que o pulsar tem dupla personalidade – desligando o seu sinal de rádio para se tornar cinco vezes mais brilhante em raios gama.

As dramáticas horas finais de cometa ISON

2014-07-18
Uma nova análise de dados do observatório solar SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) da ESA/NASA revelou que o cometa 2012/S1, ou ISON, parou de produzir gás e poeira pouco antes de ter passado a 1,2 milhões de quilómetros do Sol e se ter desintegrado. O trabalho, da autoria de investigadores do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar (MPS), vem publicado na última edição da revista Astronomy & Astrophysics.

Astrónomos criam modelo da Nebulosa de Homunculus para impressão em 3D

2014-07-09
Os astrónomos criaram um modelo tridimensional detalhado da nuvem de detritos em expansão produzida na explosão que ocorreu no sistema binário Eta Carinae, em meados do século XIX. O modelo da chamada Nebulosa de Homunculus pode agora ser reproduzido em casa por qualquer pessoa que tenha uma impressora 3D. Os modelos 3D são uma ferramenta fantástica para todos os interessados em astronomia, em particular, pessoas cegas ou com visão diminuída.

Galáxias em fusão revelam cadeia alimentar cósmica

2014-07-01
No estudo de uma irmã gémea da Via Láctea, NGC 4651 (também conhecida como Galáxia do Guarda-Chuva), com a ajuda dos observatórios WM Keck e Subaru, os cientistas conseguiram modelar com precisão a forma como essa galáxia está a engolir outra mais pequena. As descobertas abrem caminho para uma melhor compreensão de como as estruturas se formam no Universo e vêm publicadas, esta semana, no Monthly Notices da Royal Astronomical Society.