Os buracos negros de grande massa podem não ser “donuts”

2014-05-29
A teoria convencional sugere que os buracos negros de maior massa possuem, preso nas órbitas em seu redor, gás e poeira na forma de um donut ou toro. Mas se sabemos algo sobre buracos negros é que eles são tudo menos convencionais. Agora, os astrónomos analisaram dados obtidos pelo WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) de milhares de buracos negros de grande massa e descobriram que o "modelo do donut" pode ser totalmente inadequado para explicar o que realmente está a acontecer.

Descoberta de supernova revela como morrem as maiores e mais brilhantes estrelas

2014-05-22
As estrelas Wolf-Rayet são muito grandes e quentes e os astrónomos já desconfiavam ser elas a origem de certo tipo de supernovas. Agora, um novo estudo identificou uma estrela deste tipo como a origem mais provável de uma supernova que explodiu recentemente e cuja primeira luz chegou à Terra há aproximadamente um ano. Apenas algumas horas mais tarde, os astrónomos foram capazes de a observar e as imagens resultantes ajudaram a resolver esta questão chave da física estelar.

Nascimento turbulento de estrelas em galáxias em fusão

2014-05-14
Uma equipa de astrofísicos, liderada por Florent Renaud, do AIM Institute, em França, explicou, pela primeira vez, um longo mistério: porque razão ocorrem surtos de formação estelar – starbursts - quando as galáxias colidem? A explicação foi possível graças às mais avançadas simulações de computador, que modelaram uma galáxia como a nossa Via Láctea e as galáxias em colisão Antena (NGC 4038/NGC 4039).

Planck obtém impressão digital magnética da nossa Galáxia

2014-05-07
O telescópio espacial Planck da ESA conseguiu uma imagem da Via Láctea que revela as linhas do seu campo magnético, um avanço que ajudará os astrónomos a compreenderem a estrutura do campo magnético da Galáxia e o processo de formação de estrelas. A imagem foi produzida a partir das primeiras observações de todo o céu da luz polarizada emitida pela poeira interestelar da Via Láctea. Embora a missão Planck já tenha terminado, os cientistas ainda estão a analisar os seus dados, em particular, a luz polarizada do início do Universo e da poeira galáctica, para reunirem mais pistas sobre a história do Universo.

Festa das Estrelas 2014

2014-05-02
O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia - com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove, nos dias 3 e 4 de Maio de 2014, mais uma edição da FESTA DAS ESTRELAS, evento destinado à partilha de sucessos e experiências, entre professores e alunos, em projetos promovidos durante o ano letivo de 2013/2014. Este ano, vamos ter connosco Petros Lameras, investigador do Serious Games Institute da Coventry University, que fará uma demonstração de uma sala de aula virtual, Fraser Lewis, da Universidade de South Wales, que demonstrará um simulador de impacto de asteróides e Eleftheria Tsourlidaki que falará sobre como integrar as grandes ideias da ciência em aulas inovadoras recorrendo a métodos modernos para a aprendizagem.