Spitzer e Wise descobrem um frio vizinho do Sol

2014-04-29
Uma anã castanha que parece ser a mais fria do seu tipo - tão gelada como o Polo Norte da Terra - foi descoberta por Kevin Luhman, astrónomo da Universidade Estatal da Pensilvânia, usando os telescópios espaciais WISE e Spitzer. As imagens dos telescópios também permitiram determinar que o objecto está a 7,2 anos-luz de distância, tornando-se o quarto sistema mais próximo do nosso Sol.

Confirmado o primeiro sistema binário de auto-lente

2014-04-22
Ethan Kruse, estudante de doutoramento na Universidade de Washington, confirmou o primeiro sistema binário de auto-lente, um sistema em que a massa da estrela mais próxima pode ser medida pela forma como amplia a luz da sua companheira mais distante. O que, à primeira vista, parecia um planeta virado de cabeça para baixo acabou por revelar um novo método para o estudo de sistemas binários. Como tantas descobertas interessantes, esta aconteceu, em grande parte, por acidente.

Lua distante ou estrela fraca? Exolua possivelmente encontrada

2014-04-10
Investigadores detectaram o primeiro candidato a "exolua" - uma lua orbitando um planeta que se encontra fora do nosso Sistema Solar - usando a técnica de microlente gravitacional. Embora considerem impossível confirmar a descoberta, que pode ser uma lua e um planeta, mas também um planeta e uma estrela, o passo dado pode significar avanço nos métodos de localização de outras exoluas.

Relógio geológico ajuda a determinar a idade da Lua

2014-04-03
Uma equipa de cientistas determinou que a Lua nasceu aproximadamente 95 milhões de anos após se ter formado o Sistema Solar. O trabalho envolveu simulações do crescimento da Terra e dos outros planetas terrestres a partir do disco protoplanetário em torno do jovem Sol. Após 259 simulações, foi descoberta uma relação entre o momento em que o nosso planeta sofreu o impacto de um objecto do tamanho de Marte (eventualmente formando a Lua) e a quantidade de matéria que a Terra ganhou após esse impacto.