Um novo objecto descoberto nos limites do Sistema Solar

2014-03-27
O Sistema Solar tem um novo e mais distante membro. Foi descoberto um planeta anão, a que se deu o nome provisório de 2012 VP113, para lá do limite conhecido do Sistema Solar. É provavelmente um dos milhares de objectos distantes que se pensa formarem a chamada Nuvem de Oort interna. Há ainda a possibilidade de haver um outro enorme planeta, não observado, com talvez até 10 vezes o tamanho da Terra, a influenciar a órbita de 2012 VP113.

Primeira evidência directa de inflação cósmica e de ondas gravitacionais

2014-03-17
Podemos estar perante uma das mais importantes descobertas de sempre: os astrónomos anunciaram hoje as primeira evidências directas da inflação cósmica ocorrida logo após o Big Bang, quando o Universo se terá expandido de forma exponencial. Os dados obtidos representam também as primeiras imagens de ondas gravitacionais - ondulações no tecido do espaço-tempo – e podem confirmar a tão procurada ligação entre a mecânica quântica e a relatividade geral.

A Via Láctea no meio de um "Conselho de Gigantes"

2014-03-12
Uma nova pesquisa, realizada por astrónomos da Universidade de York, ajudou a obter uma visão mais ampla do que se passa ao redor da nossa galáxia, mapeando as galáxias mais brilhantes até à distancia de 35 milhões de anos-luz da Terra. A Via Láctea e Andrómeda estão cercadas por outras doze grandes galáxias, dispostas num anel com cerca de 24 milhões de anos-luz de diâmetro e que constitui um Conselho de Gigantes.

Cada anã vermelha terá pelo menos um planeta em órbita!

2014-03-06
Boas notícias para os caçadores de planetas: de acordo com uma nova pesquisa, os planetas em torno de anãs vermelhas são mais abundantes do que se pensava. O novo estudo, liderado por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, detectou oito novos planetas a orbitar este tipo de estrelas. Segundo os investigadores, virtualmente todas as anãs vermelhas têm planetas em redor. Além disso, há super Terras (planetas que são ligeiramente maiores que o nosso) em órbita na zona habitável de cerca de 25% das anãs vermelhas mais próximas.