Hubble ajuda a resolver o mistério das galáxias ultracompactas extintas

2014-01-30
Combinando o poder do Hubble com o de telescópios espaciais de infravermelhos e telescópios terrestres, os astrónomos resolveram um mistério com uma década, relacionado com a existência de galáxias elípticas compactas quando o Universo era muito jovem. Há uma relação directa entre estas galáxias "vermelhas e mortas" e uma população anterior de galáxias envoltas em poeira e com intensa formação estelar. Estes objectos consumiram vorazmente o gás disponível para a formação de estrelas, crescendo depois mais lentamente através da fusão com galáxia mais pequenas, enquanto a formação estelar se extinguia, acabando por se transformar em galáxias elípticas gigantes.

Supernova brilhante explode na galáxia próxima M82

2014-01-23
Foi descoberta uma supernova na galáxia M82 (também conhecida como a galáxia do charuto), na constelação da Ursa Maior, por uma equipa de estudantes do University College de Londres. A descoberta foi publicada na página Transient Objects Confirmation da IAU e levou a observações de acompanhamento por outras equipas em todo o mundo. Não só é suficientemente brilhante o para ser vista por astrónomos amadores, como é a explosão de supernova mais próxima desde 1987.

Hubble e Galaxy Zoo descobrem que galáxias de barra e galáxias bebé não se misturam

2014-01-17
Graças ao projecto de ciência do cidadão Galaxy Zoo e às potencialidades do Hubble, astrónomos da Universidade de Portsmouth descobriram que a fracção de galáxias espirais com configuração em barra duplicou nos últimos oito mil milhões de anos - a segunda metade da história do Universo. A configuração em barra está assim relacionada com o envelhecimento das galáxias espirais. Os resultados foram publicados na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Kepler descobre planeta gasoso com a massa da Terra

2014-01-07
Os planetas gasosos não serão sempre mundos gigantescos do tamanho de Júpiter, Saturno ou maiores, aparentemente também podem ser apenas um pouco maiores que a Terra. Foi esta a descoberta anunciada a 6 de Janeiro, durante o 223º Encontro da American Astronomical Society, em Washington DC, quando os resultados referentes ao exoplaneta KOI-314c, gasoso mas surpreendentemente pequeno, foram apresentados. O planeta foi descoberto usando dados do observatório espacial Kepler.