Lançada a missão Gaia da ESA que irá mapear a Via Láctea

2013-12-20
A missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) foi lançada com sucesso no dia 19 de Dezembro às 09:12:18 GMT (hora de Lisboa), a partir de Kourou, na Guiana Francesa. Gaia tem por objectivo criar o mapa mais detalhado da Via Láctea e tem um significado muito especial para a ciência em Portugal, pois é a primeira missão do Programa Científico da ESA a contar com a participação de uma equipa nacional na sua definição e implementação. O lançamento foi por isso um evento histórico.
Mais...

Encontrados minerais tipo-argila na crusta gelada de Europa

2013-12-12
Europa, a lua de Júpiter, pode ter um local propício à existência de materiais orgânicos. Analisando dados do passado da missão Galileu, da NASA, que já terminou há uma década, os cientistas descobriram em Europa uma área com minerais tipo-argila que parecem ter sido depositados pela colisão de um asteróide ou cometa. Os objectos celestes que trazem materiais deste tipo muitas vezes carregam também materiais orgânicos.
Mais...

Hubble detecta sinais ténues de água em cinco exoplanetas

2013-12-04
Usando o Hubble, duas equipas de cientistas descobriram assinaturas fracas, mas claras, de água nas atmosferas de cinco exoplanetas distantes. Os planetas são mundos enormes, conhecidos como “Júpiteres quentes” por orbitarem as suas estrelas a curta distância. Embora já tivesse sido detectada água na atmosfera de alguns planetas a orbitarem estrelas fora do Sistema Solar, este é o primeiro estudo a medir e a comparar de forma conclusiva os perfis e intensidades das assinaturas de água em vários planetas.
Mais...