Descoberta a mais distante galáxia no Universo

2013-10-24
Um estudo da Universidade do Texas em Austin e da Universidade Texas A & M observou a mais distante galáxia até agora descoberta, vista tal como era quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos. O artigo, publicado na revista Nature, descreve a medição do redshift da galáxia z8_GND_5296, que têm uma alta taxa de formação estelar, convertendo o equivalente a 330 massas solares em novas estrelas, o que corresponde a mais de 100 vezes a taxa de formação de estrelas da Via Láctea.

Novo levantamento da Via Láctea mapeia regiões onde as estrelas nascem escondidas

2013-10-16
As estrelas nascem escondidas em nuvens de poeira e gás, que tornam difícil observar e compreender como se processa a primeira fase do nascimento, antes de se formarem as proto-estrelas. Um novo levantamento, realizado por um grupo de astrónomos da Universidade do Arizona, mapeou mais de 6000 nuvens densas de gás e poeira na Via Láctea, regiões onde novas estrelas estão a nascer, abrindo assim o caminho para que possamos entender o que está a acontecer lá dentro.

Earth Master Sample - Envie uma rocha e mostre o seu apoio à exploração de Marte!

2013-10-09
Pessoas de todo o mundo estão a ser convidadas a apresentar uma rocha da sua região, com o tamanho aproximado ao de uma bola de ténis, para fazer parte da Earth Master Sample. Um fragmento de cada exemplar da colecção de rochas recolhida irá ser reduzido a pó, que será misturado com um meteorito de Marte e depois tudo será fundido para criar um conjunto único de 100 cristais. A produção estará a cargo da Swarovski, que revelará os cristais nas celebrações da Noite do Yuri, a 12 de Abril de 2014, e os apresentará a representantes de agências espaciais, políticos e líderes em todo o mundo como um símbolo do apoio público à exploração de Marte.

Astrónomos observam galáxia distante alimentada por gás cósmico primordial

2013-10-03
Correntes frias de hidrogénio primordial (um resquício do Big Bang) foram descobertas por uma equipa de astrónomos a fluir para uma galáxia de formação estelar, distante, criada quando o Universo era jovem. O fluxo contínuo de gás foi provavelmente responsável pelo ritmo furioso de formação de estrelas que teve lugar há cerca de 10 mil milhões de anos. A descoberta foi possível graças a um quasar em plano de fundo que serviu como farol cósmico, iluminando o fluxo por trás.