Novos resultados do Curiosity

2013-09-27
Uma estranha pedra encontrada pelo rover Curiosity, no início de sua missão em Marte, a rocha Jake M., tem muitas semelhanças com as rochas ígneas da Terra. Na cratera Gale, onde o rover aterrou, há moléculas de água ligadas a partículas de granulação fina do solo, sendo responsáveis por cerca de 2% do peso das partículas. Mais detalhes sobre estas e outras novas descobertas do Curiosity em Marte vêm descritos em cinco relatórios que foram publicados na edição de 27 de Setembro da revista Science.

Jacto magnético pode explicar como se moldam as nebulosas planetárias

2013-09-17
A beleza das nebulosas planetárias faz com que sejam dos objectos espaciais mais estudados e observados. No entanto, os astrónomos não têm conseguido explicar convenientemente as formas enigmáticas destas extraordinárias nuvens de gás. Agora, uma equipa internacional de cientistas da Suécia, Alemanha e Austrália descobriu um jacto de partículas de alta energia a ser emitido por uma estrela moribunda que pode finalmente ajudar a explicar como são formados estes belíssimos objectos.

O Clube de Astronomia do CMPA, Brasil, observa mais sete asteróides

2013-09-16
O Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre, Brasil, observou sete asteróides, classificados como NEOs, na Campanha Internacional de Caça aos Asteróides de 2013, iniciada a 14 de Agosto e que deverá terminar no próximo dia 18 de Setembro. Este colégio é uma das três instituições brasileiras a participar nas campanhas IASC (International Asteroid Search Campaign). A equipa de investigadores é liderada pelo Prof. Gentil César Bruscato.

Tempestade gigantesca revela água do interior profundo da atmosfera de Saturno

2013-09-04
A enorme tempestade que irrompeu em Saturno no final de 2010 foi uma das maiores já observadas no planeta dos anéis, tendo até sido visível da Terra através de telescópios amadores. Uma pesquisa recente revelou que esta tempestade violenta trouxe surpreendentemente à superfície algo das camadas profundas da atmosfera de Saturno: gelo de água. Esta é a primeira vez que se detecta gelo de água em Saturno. A detecção deve-se a medições realizadas pelos instrumentos de infravermelho próximo da Cassini.