Chandra vê, pela primeira vez, em raios-X, planeta em trânsito

2013-07-30
Em astronomia, os raios-X são usados para estudar objectos escuros, como pulsares e buracos negros. Agora, pela primeira vez, os raios-X foram usados para estudar um outro objecto no espaço, que costuma ser difícil de detectar: um planeta extra-solar. O Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, e o XMM Newton, da Agência Espacial Europeia, combinaram os seus superpoderes de raios-X para observarem um exoplaneta passando em frente à sua estrela-mãe.
Mais...

Spitzer da NASA observa emissões de gás do Cometa ISON

2013-07-24
Como parte da campanha para a observação do cometa ISON, que irá passar a 1,16 milhões de quilómetros do Sol, a 28 de Novembro de 2013, o Telescópio Espacial Spitzer foi usado para olhar para o cometa durante 24 horas, a 13 de Junho de 2013. As imagens obtidas indicam emissões de dióxido de carbono e de poeira a uma taxa bastante grande. Os cientistas acreditam que os dados recolhidos para este cometa poderão ajudar a explicar como e quando se formou o Sistema Solar.
Mais...

Hubble descobre mais uma lua de Neptuno

2013-07-16
Foi preciso um olhar aguçado e paciente, mas o investigador Mark Showalter, do Instituto SETI, encontrou uma pequena lua a orbitar Neptuno que nunca antes tinha sido descoberta. Showalter usou dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble para encontrar a lua, designada por S/2004 N 1, que se estima ter não mais do que 19,3 km de diâmetro, tornando-se a menor lua conhecida do sistema de Neptuno. Esta é já a 14 ª lua confirmada para Neptuno.
Mais...

Foi, assim, a FESTA DAS ESTRELAS 2013

2013-07-11
A edição de 2013 da FESTA DAS ESTRELAS, realizada a 29 de Junho, decorreu com sucesso. Este evento anual, que se destina à partilha de experiências entre professores e alunos em projectos promovidos pelo NUCLIO durante cada ano lectivo, teve, este ano, o enorme prazer de poder contar com a presença da Dra. Constance Walker, coordenadora internacional do projecto Dark Skies Rangers. A festa incluiu ainda a NOITE DAS ESTRELAS, uma sessão de observação do céu nocturno na Baía de Cascais, junto à Praia dos Pescadores, com apagão da iluminação pública em redor, e na qual participaram cerca de 600 pessoas.
Mais...

Proeminências solares revelam espectáculo estranho e belo

2013-07-09
Usando o telescópio AIA a bordo do Solar Dynamics Observatory (SDO), cientistas que estudam a atmosfera solar observaram estruturas fascinantes em movimento. As invulgares proeminências solares observadas incluem: um disco gigante girando durante várias horas, flâmulas enormes com o tamanho de cinquenta Terras, um jacto superaquecido a golpear o topo de uma proeminência e feixes encurvados de fluxo movendo-se em direcções opostas a mais de um milhão de quilómetros por hora.
Mais...

Dark Energy Survey vai dar início à maior pesquisa de supernovas

2013-07-02
Em Agosto, o Dark Energy Survey (DES) vai dar início à maior pesquisa de supernovas de sempre, para nos ajudar a conhecer a origem da aceleração do Universo e a natureza da energia escura. A câmara digital DECam, de 570-Megapixel, instalada no telescópio Blanco de 4 metros no Observatório de Cerro Tololo, no Chile, irá analisar uma grande área do céu do sul a enormes distâncias. No National Astronomy Meeting da Royal Astronomical Society, a decorrer na Universidade de St Andrews, é apresentado o estado deste projecto e também os candidatos a supernovas descobertos durante a fase de preparação.
Mais...