CSI cósmico: em busca das origens do Sistema Solar em dois grãos de areia

2013-04-24
Dois grãos microscópicos de sílica foram identificados em dois meteoritos encontrados na Antárctida. Os grãos têm composições isotópicas semelhantes. O estudo em laboratório de como estes grãos se poderiam ter formado, dentro das camadas em colapso de uma supernova, leva a equipa de investigadores a supor que eles podem ter tido origem numa única supernova, talvez aquela cuja explosão se julga ter ajudado à formação do Sistema Solar.

Novo tipo de fulguração de raios gama de duração ultra-longa

2013-04-18
Há um novo tipo de fulgurações de raios gama (ou GRBs) de duração ultra-longa. Três explosões estelares desse tipo foram recentemente descobertas usando o satélite Swift e outros telescópios internacionais. Uma delas, denominada GRB 111209A, é a maior fulguração de raios gama até agora observada, com uma duração de pelo menos 25 mil segundos, ou cerca de 7 horas. Os resultados foram apresentados e discutidos a 16 de Abril, durante o Simpósio GBR 2013 que se celebra em Nashville, Tennessee.

Resultados de um exame “post-mortem” à Supernova de Kepler

2013-04-10
Usando observações feitas a partir do satélite de raios-X Suzaku (colaboração entre a agência espacial do Japão e a NASA), uma equipa internacional de investigadores descobriu que a estrela responsável pela famosa supernova de Kepler tinha um conteúdo de metais pesados muito maior que o Sol. Após a determinação da composição da estrela distante, os cientistas disseram que foi aberto o caminho para melhor compreendermos as supernovas de tipo Ia, uma classe de explosões estelares útil para irmos mais longe no conhecimento do Universo longínquo.

Astrónomos prevêem 100 mil milhões de planetas semelhantes à Terra

2013-04-03
Investigadores da Universidade de Auckland propõem um novo método para encontrar planetas com as dimensões da Terra na nossa Galáxia e prevêem um número da ordem dos 100 mil milhões. A estratégia combina a técnica de microlente gravitacional com dados do telescópio espacial Kepler.