Missão Kepler descobre o mais pequeno planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol

2013-02-21
Os cientistas descobriram um novo planeta na órbita de uma estrela semelhante ao Sol. Este exoplaneta é o mais pequeno até agora encontrado com base em dados da missão Kepler. O planeta, Kepler-37b, é menor que Mercúrio mas um pouco maior que a Lua. A descoberta vem de uma colaboração entre cientistas do Kepler e um consórcio de investigadores internacionais que empregam a Astro-sismologia.
Mais...

Uma explosão rara poderá ter criado o mais jovem buraco negro da nossa galáxia

2013-02-13
Ao explodir como supernova, a estrela W49B não o fez de uma forma simétrica: a matéria terá sido lançada com maior velocidade ao longo dos seus pólos do que do seu equador. Há também evidências de que terá deixado para trás, não uma estrela de neutrões, como a maioria das supernovas, mas um buraco negro. Se tudo isto for confirmado, W49B será o buraco negro mais recente formado na nossa galáxia.
Mais...

Exoplanetas semelhantes à Terra podem ser nossos vizinhos

2013-02-07
Usando dados recolhido pela sonda Kepler, investigadores do CfA (Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica) descobriram que muitas anãs vermelhas albergam planetas, sendo alguns deles mundos rochosos, do tamanho da Terra. Tendo em conta que as anãs vermelhas – pese o seu fraco brilho - são o tipo de estrelas mais abundante na nossa galáxia, isto significa que, mesmo que apenas uma pequena percentagem delas albergue exoplanetas parecidos à Terra, o número total de mundos potencialmente habitáveis é muito elevado - e alguns deles podem estar bem perto de nós.
Mais...

Estrelas podem ser mães em idade avançada

2013-02-01
Estrelas que se julgava terem ultrapassado a idade de dar à luz, isto é, de formarem planetas podem, de facto, criar novos mundos. A massa do disco de material em redor da surpreendente estrela TW Hydrae foi medida com a ajuda do Herschel e é suficiente para gerar mais planetas do que os que temos no nosso Sistema Solar.
Mais...