A Terra pode ter sido atingida por uma explosão de raios gama há 1200 anos

2013-01-24
Uma explosão de raios gama, de curta duração e ocorrida a uma distância relativamente pequena, pode ter sido a origem da intensa radiação de alta energia que atingiu a Terra há 1200 anos, responsável pelos elevados níveis de isótopos encontrados em anéis de árvores formados no ano 775 DC.

Astrónomos descobrem a maior estrutura no Universo

2013-01-17
Foi encontrada a maior estrutura conhecida no Universo: um grande grupo de quasares (LQG), medindo cerca de quatro mil milhões de anos-luz de diâmetro, cerca de 1600 vezes a distância entre a nossa Galáxia e a sua vizinha Andrómeda. Esta estrutura imensa desafia o princípio cosmológico que desde Einstein tem sido amplamente aceite.

A Lua na ponta dos dedos

2013-01-15
A Delegação do Porto da ACAPO, em parceria com diversas entidades da área do ensino, nas quais se inclui o NUCLIO, leva a observação da Lua até ao público cego e com baixa visão, através de uma actividade de astronomia inclusiva, com recurso a um modelo táctil, em 3D, da Lua. A actividade terá lugar no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 20h00, na sede da ACAPO – Porto.

Telescópios espaciais observam padrões climáticos de uma anã castanha

2013-01-10
Os padrões climáticos complexos da atmosfera de uma anã castanha em rápida rotação foram mapeados, com o maior detalhe de sempre, por investigadores utilizando as capacidades no infravermelho dos telescópios espaciais Spitzer e Hubble. A previsão atmosférica revela a existência nuvens, da dimensão de planetas, movidas por ventos, em torno deste estranho mundo.

Investigadores identificam meteorito de Marte rico em água

2013-01-04
Uma rocha com 2,1 mil milhões de anos, encontrada no deserto do Saara, foi identificada como sendo um meteorito da crosta de Marte, contendo dez vezes mais água do que todos os encontrados até agora e também carbono orgânico. Embora a sua composição seja diferente da de qualquer meteorito marciano previamente estudado, a NASA diz que corresponde à das rochas que surgem à superfície do planeta e que têm sido estudados pelos rovers e pelos satélites.