O presente de Natal da Cassini: o glorioso lado escuro de Saturno

2012-12-20
Mesmo a tempo de celebrarmos esta época natalícia, a sonda Cassini, da NASA, em órbita em torno de Saturno há mais de oito anos, oferece-nos outra visão gloriosa, em contraluz, do planeta gigante e dos seus anéis.
Mais...

FASCINIO - Festa de Astronomia e Ciência do NUCLIO – com Babak Tafreshi e Miguel Claro

2012-12-13
O NUCLIO, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2012, a 8ª edição da FASCINIO - Festa de Astronomia e Ciência. A programação deste ano inclui, durante os 2 dias, sessões de observação do Sol e nocturnas, Café Ciência e workshop de fotografia astronómica, e conta com duas presenças muito especiais: Babak Tafreshi, líder do programa internacional The World at Night (TWAN), e o astrofotógrafo português, cujas imagens têm corrido o mundo, Miguel Claro.
Mais...

Raios-X podem ser os primeiros sinais do nascimento de uma supernova

2012-12-12
Os primeiros momentos da passagem de uma estrela de grande massa a supernova podem ter como sinal uma explosão de raios-X, detectável com telescópios espaciais como o Swift. Para os astrónomos, este poderá ser o indicador de para onde devem olhar, de forma a observarem o show completo em raios gama e comprimentos de onda ópticos. Estes resultados vêm da Universidade de Leicester, no Reino Unido, onde uma equipa de investigação ficou surpreendida com um valor extra de raios-X térmicos detectado em conjunto com fulgurações de raios gama associadas a supernovas.
Mais...

Curiosity analisa integralmente primeiras amostras de solo marciano

2012-12-05
De Marte chegam boas e más notícias. A boa notícia é que todos os instrumentos do rover Curiosity estão a funcionar devidamente e foram encontrados alguns compostos potencialmente interessantes: compostos orgânicos. A má notícia é que não há certeza se os produtos orgânicos são de Marte ou não.
Mais...