Buraco negro gigante pode abalar os modelos de evolução de galáxias

2012-11-29
Um grupo de astrónomos, liderado por Remco van den Bosch, do Instituto Max Planck de Astronomia (MPIA), descobriu um buraco negro que pode abalar as fundações dos modelos actuais de evolução das galáxias. Com 17 mil milhões de vezes a massa do Sol, a sua massa é muito superior à que os modelos actuais predizem – representa 14 % da massa da sua galáxia, em vez dos 0,1% que seriam de esperar. Este poderá ser o buraco negro com maior massa encontrado até agora.

Chovem asteróides em Portugal!

2012-11-24
E agora foi a vez da Escola Secundária da Cidadela, em Cascais, onde o aluno Salvador Bruschy e a professora Leonor Cabral, os primeiros a participarem em campanhas de pesquisa de asteróides em Portugal (desde 2007), foram finalmente recompensados com a descoberta do seu primeiro asteróide, o 2012 VB81, na campanha Pan-STARRS. Muitos parabéns ao Salvador e à Leonor!

Campanha All-Portugal Asteroid Search tem mais dois asteróides descobertos em Portugal

2012-11-24
E a contagem não pára! Há mais dois asteróides descobertos por alunos de escolas portuguesas na Campanha All-Portugal Asteroid Search: a Escola Secundária de Alvide, em Cascais, conseguiu encontrar o asteróide 2012 WN, e o Agrupamento de Escolas de Valpaços, o asteróide 2012 WN2. Parabéns a todos!

Em 5 minutos, saiba tudo sobre a Lua em 2013

2012-11-22
A NASA produziu um vídeo que revela praticamente tudo sobre a Lua ao longo de 2013. Numa sequencia de frames que representam uma hora cada um, a animação mostra todas as informações relevantes sobre o nosso satélite natural, como, fases, libração, ângulo do eixo, diâmetro aparente, etc., para todo o ano de 2013.

Quarto asteróide... e a caça não pára!

2012-11-21
Estão de parabéns os alunos de mais uma escola portuguesa, desta vez, a Escola Secundária de Matias Aires, no Cacém, pela descoberta do asteróide 2012 WJ, no dia 16 de Novembro último. Este é já o quarto asteróide descoberto por escolas portuguesas na All-Portugal Asteroid Search Campaign que está a decorrer.

Mais dois asteróides descobertos pelos alunos de uma escola portuguesa

2012-11-20
Mais dois asteróides descobertos pelos alunos de uma escola portuguesa. Parabéns à equipa da Escola Básica de Vilar de Andorinho! A descoberta foi efectuada no dia 9 de Novembro de 2012 e aos asteróides foram-lhes atribuídas as designações 2012 VL62 e 2012 VM62, pelo Minor Planet Center.

Mais um asteróide descoberto por Alunos de uma escola portuguesa!

2012-11-15
A equipa de “Caçadores de Asteróides” da Escola Secundária D. Maria II de Braga acabou de ver confirmada a descoberta do asteróide 2012 VM16. Este asteróide foi observado pela primeira vez pela equipa da escola de Braga, J. Vieira, S. Oliveira, M. Batista, B. Soares, I. Costeira e D. Diaz, no dia 5 de Novembro de 2012, que lhe atribuiu a designação provisória de ESDM004.

Cientista da Cassini por um dia – uma experiência táctil

2012-11-15
Nos próximos meses a sonda Cassini, uma sonda que orbita o planeta Saturno, irá tirar três imagens deste planeta, das suas luas e anéis. O desafio lançado pela NASA/ESA é o de que os participantes escolham o alvo que achem ter mais interesse científico e escrevam uma composição na qual expliquem o porquê da sua escolha. De forma a levar esta competição a todos, o Europlanet português associou-se à ACAPO e transformou as imagens que a sonda Cassini irá observar em esquemas tácteis, com informação adaptada, realçando as características mais relevantes de Saturno, dos seus anéis e luas, de forma a serem percecionadas pelo tato. Este projecto de astronomia inclusiva procura assim levar alunos e professores a participar nesta competição internacional e a expandir os seus conhecimentos em Astronomia, uma ciência puramente visual e que muitas vezes é inacessível a alunos cegos ou com baixa visão.

Crise na formação de estrelas provoca queda de 97% no PIB cósmico

2012-11-06
A crise atingiu uma escala cósmica, estendendo-se a todo o Universo: a taxa de formação de novas estrelas atinge agora apenas 1/30 do seu valor máximo, ocorrido há 11 mil milhões de anos, fazendo cair o PIB cósmico em 97%. Infelizmente, parece que esta tendência para a queda deverá continuar. É o que conclui um estudo realizado por uma equipa de astrónomos portugueses, britânicos, japoneses, italianos e holandeses, liderada por David Sobral.