NGC 4178 revela um mini buraco negro de grande massa

2012-10-25
Os astrónomos identificaram o menor buraco negro de grande massa alguma vez observado. Este oximoro astronómico está localizado no centro da galáxia espiral NGC 4178, no local onde o Chandra identificou uma fonte de raios-X. Embora pequeno, é ainda muito grande: dados do Chandra, do Telescópio Espacial Spitzer e do Very Large Array sugerem que o buraco negro tenha uma massa inferior a 200000 vezes a massa do Sol.

Filamento de Matéria Escura estudado pela primeira vez em 3D

2012-10-17
Usando o Telescópio Espacial Hubble, os astrónomos foram capazes de identificar e produzir uma imagem em 3D de um filamento de matéria escura da rede cósmica que constitui a estrutura em larga escala do Universo. Esta é a primeira vez que se consegue medir com detalhe a matéria escura, tão difícil de detectar. Os resultados sugerem que o filamento tem grande massa e que, se esta medida representar o que se passa no resto do Universo, então, segundo os investigadores, estas estruturas poderão conter mais de metade da massa total do Universo.

Buracos negros gigantescos à espreita nos limites do Universo

2012-10-10
Como se olhar em direcção aos limites do Universo não fosse suficientemente fascinante, os cientistas da Universidade de Cambridge anunciaram ter aí detectado enormes buracos negros, de grande massa, em rápido crescimento. Encobertos por uma poeira espessa, estes objectos estão ocultos para comprimentos de onda do visível, mas emitem grandes quantidades de radiação, através de interacções violentas com as galáxias hospedeiras, tornando-se perceptíveis na parte infravermelha do espectro electromagnético.

Observatório de Infravermelhos da NASA mede Expansão do Universo

2012-10-04
A que velocidade se expande o Universo? Ao longo de décadas, têm sido utilizadas diferentes estimativas e surgido acesos debates sobre essas aproximações. Mas, agora, dados do Telescópio Espacial Spitzer forneceram a medida mais precisa de sempre da constante de Hubble, a razão pela qual o nosso Universo se está a expandir. O resultado indica que o Universo está a ficar cada vez maior e que o processo está a ocorrer um pouco mais depressa do que se pensava anteriormente.

Usando inteligência artificial para mapear o universo

2012-10-01
Uma equipa de astrofísicos e programadores, liderada por Francisco Kitaura, do Instituto Leibniz para a Astrofísica, de Potsdam, desenvolveu o primeiro algoritmo de inteligência artificial (IA) para descrever com precisão a estrutura e a dinâmica da Via Láctea e de galáxias próximas.