Jactos “fantasma” assombram buraco negro da Via Láctea

2012-05-30
Um "fantasma" está a assombrar o buraco negro central da Via Láctea, revelando que o núcleo galáctico foi provavelmente muito mais activo num passado relativamente recente. Cientistas, usando o telescópio espacial Fermi, encontraram manifestações fracas do que devem ter sido poderosos jactos de raios gama emanando do centro da nossa galáxia.
Mais...

5 novos asteroides para Portugal

2012-05-25
Os estudantes que participam nas campanhas de procura de asteroides em Portugal estão a ser transformados em verdadeiros caçadores. Nas últimas campanhas foram mais 5 os objetos observados pelos nossos estudantes, que se juntam aos 6 asteroides já anteriormente identificados. Os primeiros 2 foram identificados durante a All Portugal Campaign e os 3 restantes na campanha mundial especial Pan-STARRS. Ficam assim para a memória das descobertas feitas por portugueses, neste caso jovens estudantes, 11 pequenos corpos do nosso Sistema Solar.
Mais...

Kepler da NASA detecta planeta que pode estar a evaporar-se

2012-05-23
Investigadores do MIT e da NASA detectaram um possível planeta, a cerca de 1500 anos-luz de distância, que parece estar a evaporar-se sob o calor escaldante da sua estrela mãe. Os cientistas inferem que uma longa cauda de detritos - tal como a cauda de um cometa - segue o planeta, e que esta cauda pode contar a história da sua desintegração. Segundo os cálculos da equipa, o exoplaneta é pequeno, não muito maior que Mercúrio, e estará completamente desintegrado dentro de 200 milhões de anos.
Mais...

Como molda a natureza o nascimento das estrelas

2012-05-16
Investigadores da Universidade de Bona usaram simulações de computador para descobrir que a maneira como as estrelas se formam depende das condições do seu ambiente de nascimento. As propriedades das estrelas, que se pensa serem formadas no espaço interstelar a partir de nuvens de gás e poeira, dependem das condições envolventes que existem durante a sua formação, da mesma maneira que o tipo e a quantidade de precipitação que ocorre num determinado momento são determinados pela temperatura e pela constituição das nuvens na atmosfera terrestre.
Mais...

Chandra regista grande explosão em buraco negro "velho"

2012-05-02
O Observatório Chandra de Raios-X descobriu uma explosão extraordinária produzida por um buraco negro na galáxia espiral M83, localizada a cerca de 15 milhões de anos luz da Terra. Trata-se de uma nova fonte de raios-X ultra-luminosos, ULX, um tipo de objectos que emitem mais raios-X do que a maioria dos sistemas binários comuns. Os resultados indicam que o sistema binário deste ULX é composto por um buraco negro e um companheiro mais velhos do que seria de esperar.
Mais...