Buraco negro “comum” descoberto a 12 milhões de anos-luz de distância

2012-03-27
Cientistas descobriram um buraco negro “comum” – de tamanho normal - na galáxia Centaurus A, a 12 milhões de anos-luz de distância. A descoberta foi feita graças a observações realizadas com o Observatório de raios-X Chandra. Esta é a primeira vez que um buraco negro de pequena massa é detectado fora da vizinhança imediata da Via Láctea.

Astrónomos descobrem galáxia rectangular rara

2012-03-21
Chamam-lhe "galáxia esmeralda lapidada" – e foi recentemente descoberta por uma equipa internacional de astrónomos da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália. LEDA 074886 é uma galáxia anã localizada 70 milhões de anos-luz de distância, dentro de um grupo com cerca de outras 250 galáxias e está a atrair as atenções dos cientistas pela sua forma rara.

10 formas de apoiar o GAM2012

2012-03-19
Com a aproximação do "Global Astronomy Month 2012" (GAM 2012), em Abril, os astrónomos de todo o mundo estão a organizar eventos para a maior festa do mundo da astronomia! Junte-se aos "Astronomers Without Borders" na partilha do Universo com os outros, sob o lema, "Um Povo, Um Céu" (One People, One Sky). Existem programas no GAM para todos. Festa de estrelas, observações solares, sessões de observação remota, concertos cósmicos, programas planetários para pessoas com deficiência, competições, eventos de arte, e muito mais. Junte-se à celebração em abril de 2012 da Global Astronomy Month (GAM), na reunião de milhares de pessoas e centenas de organizações em todo o mundo a compartilhar a sua paixão pela astronomia de maneiras inovadoras. A conexão de pessoas na partilha do Universo!

Como sobreviveu o cometa Lovejoy à sua viagem em torno do Sol

2012-03-14
O cometa Lovejoy sobreviveu, há cerca de três meses, ao seu encontro com o Sol, contrariando as expectativas dos cientistas. Observadores viram o objecto emergir intacto da atmosfera quente do Sol. Agora, um grupo de cientistas do Instituto Max Planck para a Física Extraterrestre e da Universidade de Tecnologia de Braunschweig apresentou uma hipótese que pretende explicar porque motivo este cometa conseguiu manter-se coeso. O artigo foi publicado na revista Icarus, a 8 de Março de 2012, por Bastian Gundlach.

Contagem decrescente para o Trânsito de Vénus – O nosso laboratório de testes Exoplanetário mais próximo

2012-03-14
A 5-6 de Junho de 2012, o trânsito de Vénus trará duas oportunidades importantes para a Ciência. A primeira: usar Vénus como exemplo de um trânsito de um exo-planeta. Os astrónomos irão usar o trânsito para testar as técnicas desenvolvidas para a análise da composição, estrutura e dinâmica de atmosferas exoplanetárias. A segunda: serão capazes de fazer observações provenientes simultaneamente da Terra e do Espaço da atmosfera de Vénus. Estas observações conjuntas darão novas perspetivas sobre a complexa camada central da atmosfera de Vénus, uma chave para perceber a climatologia deste nosso planeta irmão.