Enxames globulares de estrelas: os sobreviventes de um massacre com 13 mil milhões de anos

2012-02-22
Uma equipa de astrónomos, do Instituto Max Planck para a Astrofísica, usou simulações de computador de galáxias isoladas e em colisão, para analisar como os grupos compactos de estrelas que rodeiam a nossa galáxia, a Via Láctea, se formaram. Descobriram que os gigantescos enxames globulares de estrelas são os únicos sobreviventes de um massacre ocorrido há cerca de 13 mil milhões anos.

Observatório Chandra revela buraco negro da Via Láctea a devorar asteróides

2012-02-15
Sagitário A*, o buraco negro gigante existente no centro da nossa galáxia, pode estar a pulverizar e a devorar asteróides, o que explicaria as explosões registadas pelo Observatório de raios-X Chandra, em observações periódicas realizadas durante vários anos. A ser confirmado, este resultado, publicado por uma equipa de astrónomos no jornal mensal da Royal Astronomical Society, pode indicar a existência, em torno do buraco negro, de uma nuvem com centenas de triliões de asteróides e cometas afastados das suas estrelas-mãe.

Os buracos negros ajudam a formar estrelas?

2012-02-08
No coração de quase todas as galáxias, existe, ao que se pensa, um enorme buraco negro, com uma massa equivalente a milhares de milhões de sóis. Esses corpos exercem uma forte atracção gravitacional e agitam grandes quantidades de matéria em seu redor. A ideia geral era a de que impediam a formação de estrelas, mas, agora, uma equipa internacional de astrónomos está a estudar a galáxia vizinha Centaurus A, onde parece acontecer justamente o oposto: o buraco negro está a ajudar a formação de estrelas. A equipa, liderada pelo Dr. Stanislav Shabala da Universidade da Tasmânia, pelo Dr. Mark Crockett da Universidade de Oxford e pelo Dr. Sugata Kaviraj do Imperial College de Londres, publicou os seus resultados no Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Aprendizes de Cientistas trazem 4 novas descobertas de asteroides para Portugal

2012-02-02
São já 6 os asteroides descobertos e confirmados por escolas portuguesas no âmbito de um projeto internacional que permite levar a investigação científica às salas de aula de todo o mundo. Estudantes de escolas de Alcobaça, Almada, Braga e Cascais terão os seus nomes nos documentos associados às descobertas. Esta já é a segunda campanha em que Portugal participa que traz frutos para os caçadores de asteroides. Em 2011 foram 2 os objetos detetados pelos aprendizes de cientistas. Mal 2012 começou e já temos mais 4 para o rol da fama. Desta vez a alegria é partilhada por alunos e professores de 4 escolas que participaram na “All-Portugal Asteroid Search Campaign”. O número de caçadores vai aumentando e o sucesso cresce ao mesmo tempo que cresce o entusiasmo de professores e alunos que participam nas campanhas. São já cerca de 40 escolas que participam no projeto em Portugal.