HANDS-ON UNIVERSE E O PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA 2011: CONEXÕES

2011-10-11
O prémio Nobel da Física de 2011 está na génesis do programa de formação de professores "Hands-on Universe". Saul Perlmutter, Brian P. Schmidt e Adam G. Riess ganharam o prémio Nobel da Física 2011 pela descoberta da Energia Escura, um momento de viragem no nosso conhecimento sobre o Universo. Carl Pennypacker, presidente da associação "Global Hands-on Universe" foi co-fundador do “Supernova Cosmology Project” (SCP), o projecto que levou Perlmutter e a sua equipa à descoberta da Energia Escura. Nos primórdios do projecto Carl e seus colegas introduziram a ideia nas escolas e chegaram mesmo a envolver estudantes na descoberta de supernovas, em sala de aula.
Mais...

Novidades dos acólitos do senhor dos anéis II

2011-10-10
Quanto a Encelado, parece ser um paraíso para o esqui… embora o acesso às magníficas pistas locais seja particularmente difícil. De acordo com os modelos mais recentes, as famosas plumas recheadas de água que são ejectadas a partir das “listas de tigre” estão em actividade há muito tempo (que pode chegar aos milhões de anos) e têm contribuído para cobrir várias regiões da superfície com uma camada de finos cristais, embora em ritmo muito lento (1 milésimo de milímetro por ano).
Mais...

Novidades dos acólitos do senhor dos anéis I

2011-10-09
Em Julho de 2004, há mais de 7 anos, a sonda espacial Cassini começou a investigar de perto Saturno e os seus satélites. As descobertas têm-se sucedido, e esta semana, ao longo da sexta EPSC (European Planetary Science Conference), que decorre em Nantes, França, estão a ser apresentados alguns resultados recentes e interessantes. Um deles é um mosaico global de Titã. O maior satélite de Saturno está permanentemente coberto por nuvens, pelo que a observação da sua superfície só é possível nalguns comprimentos de onda. Uma equipa internacional “colou” pacientemente observações feitas em infravermelho ao longo de 70 passagens da Cassini nas proximidades de Titã.
Mais...

Dracónidas, a Lua, Júpiter e Neptuno do Dia Internacional de Observação da Lua

2011-10-06
Dia 8 de Outubro é o Dia Internacional de Observação da Lua (International Observe the Moon Night). A equipa que coordena este evento a nível mundial é constituída por cientistas, educadores, organizações não governamentais, etc. O evento pretende usar o fascínio da Lua para motivar o interesse e despertar curiosidade dos participantes acerca do nosso satélite. Em 2011, a data escolhida para este evento será coroada por outro fenómeno celeste, as dracónidas. Essa “chuva de estrelas” decorre todos os anos nesta mesma época. Alguns estudos publicados antevêem que a Terra se cruzará com alguns rastos de poeiras produzidos pelo cometa 21P/Giacobini–Zinner durante as suas passagens no final do século XIX e princípios do século XX e ao que tudo indica, em 2011, o fenómeno será mais pronunciado.
Mais...

Novas missões espaciais da ESA

2011-10-04
No âmbito do programa Cosmic Vision (Visão Cósmica, um ambicioso plano para procurar respostas a quatro perguntas fundamentais), a ESA seleccionou e vai levar a cabo duas novas missões de categoria “média”, que serão lançadas em 2017 e 2019.
Mais...